sábado, dezembro 31, 2011

2011

2011 foi assim...



2012 será o fim do mundo, mesmo que não acabe acredito que muitas coisas vão mudar, e não acredito que seja para melhor, porque isto não vai acabar por aqui, enquanto houver sede de poder o mundo o Homem não descansará enquanto não acabar com tudo.
Mesmo assim desejo a todos um bom 2012!

sexta-feira, dezembro 30, 2011

"As crianças são quase sempre felizes, porque não pensam na felicidade. Os adultos são muitas vezes infelizes, porque pensam demasiadamente nela." 
Paolo Mantegazza (antropólogo italiano)

sábado, dezembro 24, 2011

Feliz Natal

Este ano vou ter um natal diferente (tal como os artistas da canção no video), sem família, só com amigos, numa terra onde não se festeja o natal, cheio de saudades dos meus amigos e família em Portugal, mas certamente irá ser um Natal interessante à mesma.
Quero desejar um feliz Natal a todos os que passam aqui pelo meu blog, e espero que tenham bastantes prendas!!!

quinta-feira, dezembro 15, 2011

"Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade" 
Neil Alden Armstrong (primeiro Homem a pisar a lua)

quarta-feira, dezembro 14, 2011

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Parabéns a mim :)

Sagitariano é assim
Um desastrado apaixonado
De coração doce
Mas grito forte
De alma sincera
Mas é uma fera
se lhe provocam
Ama de verdade
Até um novo amor surgir
Se entrega sem regras
Para o amigo fazer sorrir
No seu coração a mágoa
Não faz casa... Briga fácil
Perdoa mais fácil ainda
Às vezes, ele é insano
Outras vezes, todo zen
Tenha um sagitariano por perto
E verás a alegria que a vida tem
Tirei este texto algures do Facebook

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Merkozy

Hoje deve ser o dia do tudo ou nada, ou vai ou racha!!!
Está na altura de dizer um basta à Alemanha, a Sra. Merkel não se ache no direito, que por ser o motor da União, de querer mandar nos restantes 26, ou 24 se tirarmos a França que se meteu com o rabinho no meio das pernas e faz tudo o que a Sra. lhe manda, e o Reino Unido que está lá na sua ilha sossegado sem querer meter o nariz no assunto!
Eu gostaria muito de poder pensar que depois desta cimeira da União Europeia a própria União saia mais fortificada, mas tenho bastantes dúvidas, país nenhum parece me que irá fazer frente a esta aliança Merkozy. E o que irá acontecer é que a Alemanha vai ganhar ainda mais força, e vai começar a mandar nisto tudo, tal como Hitler queria. Embora quase ninguém fale nisto a Alemanha continua com a sua magoa de ter perdido duas guerras, e ter sido dividida em duas durante anos, eles sempre tiveram a ideia de superiores, e agora pode-se notar bem isso com esta Sra.
Ok, Alemanha é forte, tem uma economia forte, mas tem isso à custa de quem!? Dos países do Sul que são mais consumistas que os do Norte. O Norte produz, o Sul consome. Eles incentivaram nos fortemente ao consumo, a gastar o nosso dinheiro, até que a crise arrebentou e a Sra. começou a queixar se de que os países do Sul andavam a gastar dinheiro a mais, mas não se lembrou que era na Alemanha que gastamos a maior parte do nosso dinheiro, fomos nós que tornamos a Alemanha no motor da Europa. Foi esse o nosso maior erro, fizemos renascer o mostro que tinha estado enterrado durante anos.
Agora é preciso voltar a enterra lo!
Na União todos os membros têm a sua palavra, todos têm o seu voto, são precisas medidas de rigor, é preciso disciplina nesta crise, mas não se pode deixar que a União Europeia seja controlada por uma Sra eleita para mandar nos seus 357 051 km² e não nos 4 324 782km² da União. Espero que os outros se façam ouvir de forma a colocar um basta, não pretendo ser governado por uma Sra para a qual não votei!
E agora deixo aqui este video do Parlamento Europeu onde um Euro Deputado, tal como eu, não quer viver numa Europa controlada por uma Alemanha.

sábado, dezembro 03, 2011

É na Terra, Não é na Lua

É um filme de Gonçalo Tocha, foi o vencedor da nona edição do DocLisboa. O filme fala da Ilha do Corvo muitas vezes esquecida e onde vivem menos de 500 pessoas, isto sim é viver isolado. Por vezes no Inverno a ilha fica mesmo sem qualquer ligação com o resto do arquipélago devido ao mau tempo.

"É NA TERRA NÃO É NA LUA"_trailer 01 from Gonçalo Tocha on Vimeo.

quarta-feira, novembro 30, 2011

‎"Os homens que não participam da política, acabam por ser governados pelos seus inferiores."
Platão (filósofo da Antiga Grécia)

quinta-feira, novembro 24, 2011

STOP

Não estou em Portugal mas pelas noticias que já li o país parece estar mesmo parado, não sou contra as pessoas que fazem greves, e acho que já falei disto noutros posts, mas fazer greves numa situação em que o país está só piora as coisas. Quem quer trabalhar em dias de greves acaba por se ver forçado a ficar em casa também ou a chegar algumas horas atrasado ao trabalho, o que vai prejudicar a produção da fabrica, caso seja trabalhador fabril. O que Portugal precisa agora é de produzir, andar para a frente, um dia de greve dá muitos milhões de euros em prejuízos não só para o Estado Português (e relembro que o Estado somos todos nós, todos fazemos parte dele), mas também para as empresas privadas. E uma greve geral à quinta feira dá asas para que metam um dia de férias na sexta para ficarem logo com mais um fim de semana prolongado, e lá ficamos todos nós (o Estado) sem mais uns meros milhões de euros.
Mas o dia de hoje é marcado também pela descida de rating de Portugal pela Fitch para a categoria de LIXO, já tínhamos sido avisados de possíveis descidas e acho que era inevitável, esta crise está nas mãos das agências de rating e são elas que decidem as cartas a lançar, e o jogo delas parece que é deitar abaixo as economias europeias. Não é que as economias europeias estivessem tão mal no inicio da crise, mas toda esta especulação que têm vivido só as prejudica, e estão cada vez mais a afundar se.
Ontem a Alemanha que tanto se queixa dos PIGS e que tanto quer mandar numa Europa que não lhe pertence, sentiu já na pele aquilo porque muitos países europeus estão a passar, não conseguiu vender todos os seus títulos do tesouro. Parece que a senhora Merkel vai ter que começar a ter mais cuidado com o que anda a dizer, não vá ter que engolir palavra por palavra num futuro próximo.
Com Portugal parado, o défice a aumentar, a Fitch a cortar, não sei onde isto vai parar, só espero não virar grego!

quarta-feira, novembro 23, 2011

Fado - Património Cultural Imaterial da Humanidade

Será já no próximo fim de semana que saberemos se o nosso Fado vai receber a distinção de Património Cultural Imaterial da Humanidade, tudo indica que sim, mas só depois da reunião da UNESCO é que se saberá com certeza a decisão tomada. Entretanto fica aqui um video sobre o Fado, e declarações da Directora do Museu do Fado (que vai estar aberto 24horas seguidas no fim de semana com uma série de actividades), do Presidente da Câmara de Lisboa e da fadista Cristina Branco.






ACTUALIZAÇÃO: Hoje, 27 de Novembro de 2011 por volta do meio dia, o Fado foi declarado Património Imaterial da Humanidade. O Povo Português está de parabéns!!!
Fado is now Intangible Heritage of Humanity by UNESCO

sábado, novembro 19, 2011

+25 Lynx


Este ano foi um ano de sucesso nasceram mais 25 Linces Ibéricos em cativeiro, agora ao todo existem 96 exemplares. No Centro de Reprodução do Lince Ibérico em Silves as noticias não são muito boas, de todas as crias que nasceram nenhuma sobreviveu, a ultima a morrer foi Hydra. Isto deve-se ao facto de a maior parte das fêmeas que estão em território português serem novas e inexperientes quando se trata de cuidar das crias. Para o ano de certeza que irá correr melhor.
Eu adoro animais, mas o Lince Ibérico é algo inexplicável, é um animal mesmo bonito não merece desaparecer às mãos do Ser-Humano. Existe um professor britânico que diz que a solução é mudar o Lince para outro habitat, sendo esse novo em Inglaterra, no meu ponto de vista acho que não tem muita lógica, o habitat britânico é completamente diferente do habitat mediterrâneo onde o Lince ainda vive actualmente, podem ler a noticia completa aqui

quinta-feira, novembro 17, 2011

Hachiko

O filme já é de 2009 mas eu só agora é que tive a oportunidade de ver. Já conhecia a história e sempre a achei impressionante, mas ao ver o filme foi realmente fantástico. O filme mostra bem a lealdade que um cão pode ter para o seu dono, 10 anos sempre à mesma hora na estação de comboios à espera do dono que morreu durante o trabalho. O filme foi gravado nos EUA mas a história real foi passada no Japão e no local onde ele esperava pelo dono foi construída uma estátua em sua memória.

terça-feira, novembro 15, 2011

"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"
José Saramago (português Nobel da Literatura)

terça-feira, novembro 01, 2011

10mil

Após 4 anos e 10 meses de me ter metido neste mundo da blogosfera este blog atinge as 10 mil visitas, apesar de apenas 139 seguidores.

Obrigado a todos aqueles que por cá passaram e que já não passam, mas mesmo assim contribuíram para este numero.
Um obrigado mais especial para todos aqueles que ainda por cá andam, e alguns já me seguem à bastante tempo sem interrupções.
Só me falta pedir que continuem a vir e a comentar, isto claro se continuarem a gostar do meu blog.

Não tenho actualizado tanto o blog porque estou em Istambul a fazer Erasmus, e isto tira me algum tempo, mas sempre que posso venho cá e publico uma coisita ou outra (como este post sem jeito, mas têm posts antigos mais interessantes se quiserem ler, é sempre bom ver o que este blog já foi, e o que entretanto se tornou).

Podem me seguir também noutros dois blogs que entretanto criei e no Facebook onde também existe uma pagina para os meus blogs.
.:. Diário de um Erasmus em Istambul

domingo, outubro 30, 2011

"O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos."
Albert Schweitzer (teólogo francês)

sábado, outubro 22, 2011

Conservar Portugal

Não vou estar aqui a falar muito sobre a Aidnature.org, mas é uma Organização Não Governamental criada em Lisboa, com o objectivo de proporcionar um desenvolvimento em completa harmonia com a Natureza, podem descobrir mais sobre esta ONG no seu site. O que quero aqui frisar é o facto de estarem a produzir uns documentários sobre a conservação das espécies em Portugal. Não sei quando estarão completos os documentários mas pelo que vi no trailer, que está aqui em baixo, vão ser de grande qualidade e com imagens fantásticas  recomendo.

segunda-feira, outubro 17, 2011

Mais um Dia Mundial

Desta vez comemora-se o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza e dos Sem Abrigo. Penso que será muito mais difícil acabar com o pobreza do que os sem abrigo, mas cada um de nós pode fazer algo para ajudar. Não sei porquê mas a classe média sempre ajuda mais que os ricos da classe alta, quem tem menos gosta mais de partilhar o pouco que tem, quem tem mais gosta de ter o seu dinheiro bem guardado a sete chaves. 
Deixo aqui um video que dá que pensar, espero que gostem, e vejam como as palavras têm o seu poder, mesmo parecendo que não.

sábado, outubro 15, 2011

"Portugal pode ser, se nós quisermos, uma grande e próspera nação."
António Oliveira Salazar (ditador português)

quarta-feira, outubro 12, 2011

7 mil milhões

Na altura em que o cristianismo surgiu a população mundial estimava-se que corresponderia a cerca de 300 milhões, as taxas de natalidade altas juntamente com as taxas de mortalidade elevadas, fez com que a população não crescesse muito, só passados 1600 anos é que a população duplicou para os 600 milhões.
Em 1750, estimava-se que habitassem no planeta 791 milhões de pessoas, 64% na Ásia, 21% na Europa e 13% em África, e só em 1802 alcançamos o primeiro mil milhões. O inicio da revolução agrícola e industrial fez com que não fosse preciso esperar mais 1600 anos para duplicar o número da população, em apenas 125 anos passamos a ser 2 mil milhões. Em 1961 éramos três mil milhões, passado 39 anos tínhamos novamente duplicado (seis mil milhões), estamos em pleno crescimento explosivo. A partir de 1960, mais ou menos a cada 12 anos aumentávamos mais um mil milhões. Antes do século XX nenhum ser humano tinha assistido à duplicação da população humana em vida, actualmente existem pessoas vivas que assistiram à sua triplicação.
Em 1900, nove em cada dez pessoas viviam no campo, actualmente, em vésperas de atingirmos o número recorde de sete mil milhões, passarão pela primeira vez a viver mais pessoas nas cidades do que no campo, a percentagem de seres humanos com um nível de vida aceitável será a mais elevada de sempre, o que não quer dizer que as desigualdades tenham desaparecido. Existe agora um amplo grupo de pessoas com rendimento médio, uma classe social que mal se notava há 50 anos.
Em 2000 a Organização das Nações Unidas estimou que a população mundial crescia a um ritmo de 1,2% por ano, o equivalente a 77 milhões de pessoas. Nesta altura a China é o país mais populoso do mundo, com 1.300 milhões de habitantes, mas devido às suas medidas anti-natalidade, o crescimento natural diminuiu, e em breve a Índia vai atingir os 1.600 milhões de habitantes, ultrapassando assim a população chinesa, que nos dias de hoje detêm o rosto típico de um ser humano. O ser humano típico actual, em termos estatísticos, é um chinês (China é o país mais populoso) do sexo masculino (existe em média 1,01 homem para cada mulher), de etnia han (maior grupo étnico), com 28 anos (maior grupo etário), quando a Índia ultrapassar a China, o rosto típico passará a ser de um indiano.
Até 2050 espera-se que a população atinja os 9 mil milhões, entre um intervalo de 8 milhões e 10.500 milhões, prevê-se que o crescimento demográfico explosivo acabe nessa altura, então a população ficará estável ou começará a diminuir aos poucos. O crescimento acelerado da população, embora seja a nível mundial, tem se concentrado nos países subdesenvolvidos, onde as taxas de natalidade continuam elevadas, e as taxas de mortalidade graças às ajudas dos países desenvolvidos têm diminuído.

À 12 anos nascia a pessoa numero 6 mil milhões, agora somos 7 mil milhões, é um numero que nem dá para se perceber muito bem.
O rosto dos 7 mil milhões.

quinta-feira, outubro 06, 2011

O Fado

À doze anos Portugal parou, tínhamos perdido a nossa Rainha do Fado, Amália de Piedade Rodrigues, faleceu com 79 anos em Lisboa, está sepultada no Panteão Nacional com outras personalidades portuguesas ilustres. Amália Rodrigues foi sem dúvida a mulher do Fado, levou a cultura portuguesa a diversos pontos do globo, como o Japão, França, Brasil, EUA, recebeu vários prémios, cantou centenas de músicas.
O Fado que vem do Latim fatum quer dizer destino, não se sabe bem onde teve origem, e apesar de mais antigo só no inicio do século XX se começou a ver o Fado de outra forma, e logo em meados do século começou a sua expansão mundial, em grande parte com a ajuda da Rainha do Fado.
Actualmente o Fado tem um novo fôlego, é cantado por diversos fadistas de renome, e foi lançada em 2010 a candidatura a Património Imaterial da UNESCO.

O video está com o texto em inglês, mas conta a história do Fado, as musicas de fundo são de Amália Rodrigues, a 1ª é "Barco Negro" a 2ª é "Uma Casa Portuguesa", acho que todos os portugueses conhecem bem estas duas musicas. Para mim um Português só é verdadeiramente tuga se gostar de ouvir fado.


PS: escrevi este texto ainda antes de saber da morte de Steve Jobs, um dos fundadores da empresa que mudou a vida de muitas pessoas, a Apple, que ainda ontem tinha anunciado uma nova versão do iPhone. Este dia que já estava manchado à doze anos pela morte da nossa Amália ficou ainda mais manchado com a morte deste Grande Senhor hoje, vitima de um cancro. 

quarta-feira, outubro 05, 2011

"A Portuguesa"

Há um ano a Republica Portuguesa fazia 100 anos eu dizia que ela precisava de um abanão e já levou até mais que um, o FMI e os amigos entraram cá dentro para nos ajudarem, estamos a sofrer agora as consequências de anos de má governação, de más politicas, descobriram um buraco na Madeira que vive numa ditadura à anos e vai continuar assim porque o Jardim não sai do poleiro. As coisas não estão fáceis para Portugal, muito menos para a União Europeia, hoje a Senhora da Europa (a Merkel) elogiou Portugal para mandar umas indirectas à Itália que viu o seu rating descer, de certeza que a Senhora acordou com os pés de fora, mas não se preocupem que amanha já deve estar tudo normal novamente e vai mandar mais umas quantas indirectas aqui para os tugas. Só me resta desejar Parabéns à Republica e que dure o tempo que tiver que durar, e despeço me com o Hino de Portugal "A Portuguesa"
 

sexta-feira, setembro 30, 2011

‎"A Organização das Nações Unidas não foi constituída para nos conceder o céu, mas para nos livrar do inferno" 
Winston Churchill (estadista britânico)

sexta-feira, setembro 23, 2011

Rock in Rio

Hoje começa o Rock in Rio no Rio de Janeiro, passado alguns anos o Rock in Rio volta à sua terra natal para mais seis dias de festa, acredito que tenha muita mais aderência que o Rock in Rio Lisboa eles lá têm uma área e cartaz muito superior ao nosso. Em 2013 espero poder ir ao Brasil, e espero que seja na altura do próximo Rock in Rio lá para poder ver como é este grande festival na sua cidade de origem.

domingo, setembro 18, 2011

quinta-feira, setembro 15, 2011

“Não se pode ser um verdadeiro país se não se tiver uma cerveja nacional e uma companhia aérea. Ajudará se tiverem uma equipa de futebol, ou armas nucleares, mas sem cerveja não vão a lado nenhum.”
Frank Zappa  (compositor americano)

quarta-feira, setembro 07, 2011

Erasmus


Neste momento já devo estar a passear por Londres, isto se não tiver havido atrasos no voo, amanha parto para o meu destino final Istambul. Durante 5meses vai ser esta a minha casa, a maior cidade da Europa, a única em dois continentes, tem tudo para ser uma experiência fantástica. Talvez não tenha muito tempo para vir actualizar o blog, mas sempre que poder venho cá publicar umas coisinhas, entretanto já tenho alguns post's programados com citações que acho interessantes partilhar. Se eu andar mesmo muito ausente visitem os meus post's mais antigos de certeza que existem alguns que ainda não conhecem e merecem uma leitura. Até breve.

terça-feira, agosto 30, 2011

"Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso, apenas, dar boas razões para que gostem de mim e ter a paciência para que a vida faça o resto..."
William Shakespeare (poeta e dramaturgo inglês)

sábado, agosto 27, 2011

Home, o Mundo é a nossa Casa

Ontem estive a ver este filme, já o tinha cá a algum tempo, mas nunca tinha me disponibilizado para ver apesar da forte curiosidade porque conheço o livro "A terra vista do céu" de Yann Arthus-Bertrand. Ontem lá arranjei tempo e vi o filme, e é fantástico, recomendo a toda a gente. Existem muitas pessoas por aí que precisam mesmo de ver o filme e perceber que temos um problema maior que esta crise, a sobrevivência do Homo Sapiens.
Nos últimos 50 anos conseguimos provocar mais mudanças na Terra do que nos 200mil anos que já andamos por cá. O filme tem imagens impressionantes mesmo de sonho, como por exemplo o Dubai, que é um sonho meu poder um dia poder ir lá, a cidade é fantástica, tem arranha-céus enormes, tendo mesmo o edifício mais alto do mundo, e já querem fazer um maior, depois existem as palmeiras e o mundo criados em ilhas artificiais na costa da cidade, é mesmo algo de sonho. Como diziam no filme, no Dubai o impossível é possível, senão vejamos, o dinheiro do petróleo não serviu só para construir os inúmeros arranha-céus, serve também para tornar a água salgada em água potável, só aqui eles gastam uma quantidade de energia imaginável.
O rio Jordão por exemplo está reduzido em 90% isto não só tem consequências para as pessoas que dependem dele como para o Mar Morto, que a cada ano fica mais morto, sem a afluência de água do rio Jordão os níveis de sal no Mar Morto aumentam a um grande ritmo. Uma das outras coisas que a falta de água bem como de árvores provoca é a erosão dos solos, e no filme existem umas imagens de Madagáscar impressionantes que mostram bem este fenómeno, é como se nos arrancassem a pele e ficássemos com os músculos à mostra.  
Vinte por cento da floresta Amazónia desapareceu tudo culpa da soja que é exportada para alimentar animais na Europa e na Ásia. Na ilha de Bornéu as florestas tropicais que lá existiam foram substituídas por palmeiras, isto porque o óleo de palma é muito procurado pela industria de cosméticos. Uma monocultura como esta reduz a biodiversidade do ecossistema local. É como quase o caso dos Eucaliptos que são usados para fazer papel, estes são plantados sem controlo onde antes existiam espécies autóctones, vêm a destruir o nosso ecossistema. Esta árvore chupa a água toda em volta, faz com que lençóis de água subterrâneos sequem.
Para tudo é preciso um equilíbrio, e nos pólos, principalmente no Pólo Norte, esse equilíbrio desapareceu, o gelo durante o verão é praticamente nulo, e já se consegue o impensável atravessar o Árctico do Canadá até à Rússia de barco, como se tivéssemos a atravessar o oceano Atlântico de um lado ao outro. Por baixo da terra congelada na Sibéria existem um gás altamente prejudicial para o aquecimento global, o Metano, se a temperatura continuar a aumentar e o chão derreter estaremos seriamente lixados.
A Costa Rica alberga 5% da biodiversidade da Terra, isto porque não tem exército desde 1948, e assim consegue mais dinheiro para a preservação dos seus ecossistemas. Este é um dos bons exemplos que o filme identifica. Mas muito tem que ser feito, não por mim, mas por todos nós juntos.
A Terra precisa de nós e nós dela, por isso temos que a saber preservar.

"Tudo está ligado.
Nada é auto suficiente."

PS: este é o trailer do filme, mas podem ver o filme completo no you tube também.

quinta-feira, agosto 25, 2011

Caminhos de Santiago

O Caminho de Santiago tem vários percursos, um deles português que passa por Trancoso, é sobre esse caminho que fala a reportagem especial da SIC "Antigos e Novos Caminhos de Santiago". Eu já tive a oportunidade de estar em Santiago de Compostela, é uma cidade fantástica, um dia gostava de lá voltar e talvez a pé, não por fé porque não a tenho, mas porque percorrer tantos quilómetros a pé, conhecer pessoas novas é uma experiência única sem dúvida. Este Caminho que já existe à doze séculos é considerado o Primeiro Itinerário Cultural Europeu, está também classificado como Património da Humanidade.

segunda-feira, agosto 15, 2011

"Dê-me uma mulher que realmente ame a cerveja, e eu conquistarei o mundo."
Guilherme II (ultimo Rei da Prússia e ultimo Imperador da Alemanha)

quarta-feira, agosto 10, 2011

a crise grega...

...explicada aos mais novos aqui neste vídeo, com uma pergunta final de "Será que a Grécia voltará a ser feliz?", o futuro não anda nada risonho para a Grécia, Irlanda e Portugal. Espanha e Itália estão já a sofrer com juros mais altos, e caso estes dois últimos precisem de uma ajuda externa, estamos bem tramados. Só vamos sair desta crise com muito trabalho e esforço, mas mesmo assim só se os mercados nos deixarem, porque são eles quem estão a controlar esta crise. Por mais medidas que os governos da União Europeia tomem parece que não acalmam os mercados, isto já para não falar das agências de rating que só sabem baixar o rating. Vá lá que uma agência chinesa decidiu baixar o rating dos EUA mesmo depois da aprovação do novo limite de endividamento, porque as agências norte-americanas não têm coragem para tal.

quinta-feira, agosto 04, 2011

Bandarra, o profeta de Portugal

Suposta gravura de Bandarra, datada de 1603

A minha ultima citação aqui no blog foi retirada de um texto deste homem cá da terra, e agora achei por bem fazer um breve texto sobre a vida deste rico/pobre sapateiro.

"Sou sapateiro, mas nobre
Com bem pouco cabedal;
E tu, triste Portugal,
Quanto mais rico, mais pobre"



De seu nome Gonçalo Anes, Bandarra era apenas a sua alcunha, nasceu talvez em 1500 em Trancoso, pouco se sabe da vida deste pobre homem pensa-se que tenha nascido rico e se não fosse a Santa Inquisição vasculhar lhe a vida pouco se saberia sobre ele. Tornou-se sapateiro para poder ganhar algum dinheiro. A grande fama que os seus textos tiveram entre os judeus fez com que fosse preso em Trancoso e levado para Lisboa, apesar de não lhe ter sido descoberta ascendência judaica, participou num auto de fé a 23 de Outubro de 1541 na qual lhe foi lido "que daqui por diante se não entremeta mais a responder nem escrever em nenhuma cousa da Sagrada Escritura nem tenha nenhuns livros da mesma..."
Voltaria a Trancoso ainda mais pobre e onde veio a morrer em 1545, data que está inscrita no seu túmulo numa parede da Igreja de São Pedro em Trancoso, no qual se lê "Aqui jaz Gonçaliannes Bandarra natural desta Vila que profetizou a restauração deste reino, e que havia de ser no ano de seisceitos e quarente por el-rei D. João o quarto nosso Senhor, que hoje reina, faleceu na era de mil e quinhentos, e quarenta e cinco. Esta sepultura mandou fazer D. Álvaro de Abranches, e se acabou governando nela as armas de João de Saldanha de Sousa a vinte e oito de Fevereiro de mil seiscentos e quarenta e dois". Bandarra até sobre a sua própria morte escreveu:

"Em dois sítios me achareis,
Por desgraça ou por ventura:
Os ossos na sepultura,
A alma, nestes papéis."

Depois da sua morte as suas profecias foram editadas várias vezes, em vários locais de Portugal, bem como no estrangeiro. Durante a aclamação de D. João IV na Sé de Lisboa esteve um retrato do profeta Bandarra. Este pobre sapateiro profetizou em termos bíblicos o Quinto Império. 
O Padre António Vieira escreve sobre este homem "Bandarra foi o verdadeiro profeta, pois profetizou e escreveu tantos anos antes tantas cousas tão exactas, tão miúdas e tão particulares, que vimos todos cumpridas com os nossos olhos"
Fernando Pessoa também escreve sobre este profeta até lhe dedica um poema no seu livro "A Mensagem", "O verdadeiro patrono do nosso país é esse sapateiro Bandarra. Abandonemos Fátima por Trancoso. (...) O Bandarra, símbolo eterno do que o povo pensa de Portugal (...) O Futuro de Portugal - que não calculo mas sei - está escrito já, para quem saiba lê-lo, nas trovas do Bandarra"


Sonhava, anónimo e disperso,
O Império por Deus mesmo visto,
Confuso como o Universo
E plebeu como Jesus Cristo.

Não foi nem santo nem herói,
Mas Deus sagrou com Seu sinal
Este, cujo coração foi
Não português mas Portugal.
Poema correspondente à parte do Bandarra, 
escrita por Fernando Pessoa na Mensagem.


Outras coisas sobre o Bandarra:

terça-feira, agosto 02, 2011

Agosto

e começa hoje mais um mês do ano, não com o melhor tempo, mas certamente isto não vai continuar assim. O mês de Agosto é sinal de praia, festas e emigrantes. Trancoso também é assim, não tem é praia, mas tem uma das feiras mais antigas do país que começa daqui a uns dias. E como não podia deixar de ser não posso deixar de falar dela, e promoveu aqui mais um bocadinho Trancoso (promovo porque gosto da minha terra e acho que devia ser mais conhecida).
A Feira de São Bartolomeu foi criada em 1273 (já lá vão uns bons anos) por Dom Afonso III, que depois o filho viria a casar se cá e aumentar as regalias da vila. O cartaz deste ano não é dos melhores, pelo menos para mim, mas não vai deixar de ser a altura do ano que Trancoso é mesmo cidade e se enche de pessoas. 

sábado, julho 30, 2011

"(...) E tu, triste Portugal, 
Quanto mais rico, mais pobre"
Bandarra (sapateiro profeta de Trancoso)

terça-feira, julho 26, 2011

este é para a Moody's

Depois do vídeo para a Finlândia, que juntamente com a Holanda e a Alemanha que nos queriam ficar com ouro  na ultima reunião da UE, para além do nosso ouro queriam também as ilhas gregas e a Acrópole de Atenas. Chegou a vez de os tugas fazerem um vídeo especial para a "nossa querida agência" Moody's, e cá está ele. Partilhem.

sábado, julho 23, 2011

Terror(ismo)

Os Estados Unidos da América não esperavam que sofressem um ataque no seu próprio território, sempre fizeram as suas guerras fora das suas fronteiras. Dia 11 de Setembro de 2001 logo pela manhã sofria um atentado, passados minutos as duas torres do World Trade Center, assistir isto em directo foi estranho. Mais estranho é saber que ontem a capital da Noruega, onde por curiosidade de entrega o Prémio Nobel da Paz, sofria dois atentados, sendo que um deles a um edifício do governo. Uma cidade e um país caracterizadas pela paz sofrem assim atentados, é estranho, era dos últimos sítios que pensava que isto iria acontecer.
O Ocidente por muito tempo subestimou o mundo Islâmico. O Ocidente que tanto defende os direitos humanos, continua a ser racista, sem ter respeito pelos outros. Eu penso que é aqui que está o problema do terrorismo, o Ocidente a querer mandar em tudo, querer mudar rapidamente coisas que levam o seu tempo, como implementar os Direitos Humanos, que são de base Ocidental, no Oriente. A mentalidade demora o seu tempo a mudar. O Ocidente não é igual ao Oriente, temos de perceber isso, não podemos querer as mesmas coisas para os dois lados, é preciso ter calma, o Ocidente já foi como o Oriente, e demoramos anos a chegar ao que somos hoje.
O terrorismo vai continuar a fazer mortes, e não é só em países que mais são contra o Oriente, a prova está no atentado de ontem, todos vamos sofrer, neutros ou não, pacíficos ou não. O terrorismo não conhece fronteiras.
Portugal também poderá estar na mira da Al-Qaeda "os invasores portugueses que insultaram o Islão e os muçulmanos de maneira indescritível". "Esse Portugal bárbaro e selvagem. A brutalidade deles é única na história. Desejo que a Al-Qaeda desfira um forte golpe em Portugal. E peço a Alá que seja misericordioso com a Al-Qaeda quando ela o fizer." (artigo completo do jornal i)

terça-feira, julho 19, 2011

AMAZING

Há pessoas que maltratam os animais; há outras que os abandonam; há ainda aqueles que ficam presos em armadilhas colocadas pelo Homem.

Há pessoas que salvam animais; há outras que dão um novo lar aos abandonados; há ainda aquelas que salvam os animais de armadilhas feitas por outros Homens.

Há ainda animais que salvam outros animais; há também aqueles que ficam à beira do seu amado até ao final dos seus dias; há ainda aqueles que tratam melhor os seus filhos que o próprio Homem trata dos seus.

Há quem diga que os animais não têm sentimentos, que não pensam, mas não sei como podem dizer tal coisa, para mim eles pensam e sentem, se assim não o fosse não seria possível o que este vídeo mostra, e como este existem outros exemplos.

Neste caso, é uma baleia que ficou presa numa rede de pesca, que se não foi colocada de propósito, terá sido deixada para trás por já não ter uso. Infelizmente muitos animais marinhos ficam presos nelas, uns acabam por morrer, outros como esta têm sorte e são salvos. Podia ser uma história triste mas não foi, e por não ser esta baleia sortuda deu um espectáculo fantástico aos seus heróis, e foi bem merecido.

sábado, julho 16, 2011

¿Guerra?

Parece que estamos em guerra, 3ª Guerra Mundial talvez, não sei, mas esta não envolve forças armadas, não existem pistolas, não existe sangue derramado, é uma guerra calma feita em escritórios, sem dor, mas com sofrimento. Estamos em guerra EUA vs UE ou USD vs EUR, mais uma vez os Estados Unidos da América acham-se donos do mundo, mas só andam cá à uns míseros 235 anos, comemorados ainda há pouco. Os Estados Unidos com as suas agências de rating andam numa guerra contra a Europa, o dólar desvalorizado é muito mau para o imenso deficit americano, portanto usam as suas agências para criarem mais desordem na União Europeia e tentarem acabar com o Euro.
Porque é que a Moody's não baixa o rating dos EUA, se eles estão quase tão piores que nós!?
A Europa anda moribunda, é a crise da Grécia a agravar-se, é o corte inexplicável da Moody's a Portugal, é países a fecharem as suas fronteiras. A União Europeia precisa, agora mais do que nunca, de mostrar o seu objectivo, a união de um continente contra a super potência americana. Precisamos de estar unidos, a Europa precisa de se mostrar forte. Há 10 dias a Moody's baixou o nível de Portugal para "LIXO", o dólar americano começou logo a ganhar terreno face ao euro, os juros da dívida portuguesa voltaram a aumentar, mas bastou ao presidente do Banco Central Europeu dizer que iria continuar a comprar dívida portuguesa para essa tendência se inverter, e o dólar voltou logo a cair. Entretando a Moody's decidiu baixar o rating também da Irlanda, apontando as mesmas razões que apontou a Portugal.
A Europa precisa de se "desligar" dos Estados Unidos de uma vez por todas, precisa de ser independente.

O video é recente, mostra um português a enviar lixo para os escritórios da Moody's em Nova Iorque. Foi muito bem feito. Existiram mais iniciativas destas, como colocarem lixo à entrada dos escritórios da Moody's em Paris.

sexta-feira, julho 15, 2011

"Se entendemos que Chipre é na Europa, embora se trate de uma ilha ao largo da Síria, é difícil não considerar que a Turquia se não situa na Europa".
Carl Bildt (politico sueco)

terça-feira, julho 12, 2011

O amor é isto

é respeitar as diferenças
é ajudar quem precisa
é dar sem esperar nada em troca
é oferecer o pouco que temos
é escutar os problemas
é gostar de quem nos faz bem
é fazer o melhor por todos
é sentir orgulho em nós
é acabar com as injustiças
é poder abraçar te
é estar feliz
é rir às gargalhadas
é dizer "Amo-te"
é ver te sorrir

o amor é amar e ser amado

sábado, julho 09, 2011

Perdido

Não sei para onde vou
Não sei por onde ando
Preciso de uma bússola
Não quero andar perdido
Preciso de ajuda
Da tua ajuda
Vem me dar a mão
Guia me para a felicidade
Tu sabes onde a encontrar
Não quero estar perdido
Por favor guia me

segunda-feira, julho 04, 2011

Penso

Penso naquilo que queria
Não seria bem isto
Seria algo melhor
Mas não tive escolha
Agora resta me pensar naquilo
Que realmente fui um dia
E naquilo que não voltarei a ser
Penso no meu/teu, no nosso futuro
Esse sim será melhor
Não voltarei a cometer os mesmos erros
Seremos felizes os dois sozinhos

quinta-feira, junho 30, 2011

Esquecer

Como queres que te esqueça?
Não posso esquecer me daquela noite,
Dos teus beijos, do calor do teu corpo.
Quanto mais tento esquecer,
Mais me recordo.
Quero te mais, quero te só para mim.
Não quero ficar apenas com mais uma recordação.

domingo, junho 26, 2011

Felicidade

Sou feliz assim à tua beira,
Mas isso não chega quero te mais.
Quero voar nos nossos sonhos,
Acordar ao teu lado,
Sentir os teus lábios,
O meu coração bate por ti.
Vou ser feliz ali contigo,
Só preciso que me digas
Quando me vais amar?
Não demores, não irei esperar
Vou ser feliz à mesma além sozinho.

quinta-feira, junho 23, 2011

O Medo

Não sei o que sentes,
O nosso amor parece impossível
Não quero sofrer mais
Mas gosto de ti
O que posso eu fazer?
Quero te amar, mas quero que sintas o mesmo
Não vou chorar, apenas diz me:
"- Vou te fazer feliz!"

segunda-feira, junho 20, 2011

Longe de ti

Estou sem forças
Não aguento mais
Preciso de ti, aqui ao pé de mim
Preciso de sentir prazer contigo
Preciso do teu beijo
Mas tu não vens
Não queres quebrar a distância
Então eu espero
Sinto me sozinho
Mas vou continuar a lutar
Quero ser feliz
Mesmo longe de ti

sábado, junho 18, 2011

Sugestões para o próximo fim de semana

No próximo fim de semana, dias 25 e 26 de Junho, Trancoso volta ao dia 26 de Junho de 1282, dia em que assistiu à Boda Real entre o nosso Rei Dom Dinis com Isabel de Aragão, que ficou conhecida mais tarde como a  Rainha Santa Isabel. Trancoso foi uma das cidades que fez parte do dote da Rainha.

Podem consultar o programa para os dois dias clicando aqui, é o link da Câmara Municipal de Trancoso, onde podem ver outras informações.
E para saberem mais informações sobre Trancoso podem consultar o meu post aqui ou então perguntarem me. E para verem fotos da edição de 2009 podem clicar aqui.

Vão ser dois dias bem passados sem dúvida, Trancoso tem muito para visitar e oferecer aos seus visitantes. A Festa da História, onde entre outras coisas retrata as Bodas Reais, traz mais encanto para esta Aldeia Histórica.

Neste video em baixo podem apreciar a cidade de Trancoso, e entre os minutos 1:41 até aos 2:26 podem ver filmagens das edições dos anos anteriores. Espero que gostem, e apareçam.

quarta-feira, junho 15, 2011

"Os que negam a liberdade aos outros não a merecem para si" 
Abraham Lincoln (16º Presidente dos EUA)

sexta-feira, junho 10, 2011

Dia de Portugal

Em 1580 morria Luís Vaz de Camões, um dos maiores poetas portugueses que ainda hoje é estudado por todos nós. Começou por ser apenas o feriado municipal de Lisboa, mas com o Estado Novo e Salazar no poder, o feriado tornou-se nacional, ficando conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, depois do 25 Abril de 74 com a 3ª Republica o feriado passou para o nome de Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e é assim que ainda hoje é festejado este dia.

Neste dia especial para Portugal e portugueses deixo vos este video do Turismo de Portugal que mostra imagens fantásticas daquilo que é o nosso país, e do quanto temos para oferecer e desfrutar do nosso pequeno território. Hoje esqueçam se da crise e desfrutem de Portugal.

segunda-feira, junho 06, 2011

Portugal vai mudar...

...ou então não, mas em relação a isto só daqui a quatro anos no final do mandato deste novo governo é que se pode dizer se Portugal mudou ou não, e se mudou para melhor ou pior.
Custou me ver a percentagem da abstenção (41,1%), dia 12 de Março eu e mais 300mil pessoas saímos à rua por todas as cidades em Portugal para lutar por uma mudança, a única mudança desde já é na cor do partido no poder, porque a abstenção não mudou, até piorou em relação às ultimas legislativas. 
Onde andaram essas pessoas que se manifestaram no dia 12 de Março e em outros tantos dias!? Onde é que está a Geração que se diz À Rasca!?
Eu estive lá no dia 12 de Março a descer a Avenida da Liberdade, demorei 2-3horas, hoje para ir votar, porque tenho o direito e o dever de me fazer ouvir e tentar eleger um governo melhor, fiz 8h enfiado em Comboios, percorri mais de 700km para exercer o meu dever. Senti me com dever cumprido, o meu voto pode não ter feito muita diferença, mas o voto dos 41,1% dos portugueses que hoje decidiram ficar em casa, esse sim podia ter feito uma grande mudança, a tal mudança pedida pelas várias manifestações/greves.
Basta, os governantes têm culpa pelo estado do país, mas os portugueses têm uma culpa ainda maior quando ficam em casa e nem se dão ao trabalho para ir votar, não venham fazer mais manifestações, mais greves, não prejudiquem mais o nosso Portugal. Se querem mudança façam por isso e vão votar. Estamos à rasca sim, mas por nossa culpa.
As nossas greves só prejudicam ainda mais o estado do país, não é assim que isto muda, vejam o caso da CP anda novamente em greves, isso sai caro à empresa, sai caro ao país porque não só afecta a CP como milhares de pessoas que usam regularmente os seus serviços para poderem ir trabalhar. Outro exemplo, o caso da greve de 15 dias na TAP, a Ryanair decidiu mandar 15 rosas ao sindicato para agradecer o lucro que vão ter nesses dias. Ah pois é, a desgraça de uns é o lucro de outros.
Estou farto de ver greves e manifestações, pessoas a falar mal dos políticos e depois chega-se às eleições tem se uma abstenção recorde. Não sou contra greves/manifestações, mas porra (e desculpem a expressão) saiam à rua e votem, façam algo de útil, porque votar é algo útil, é o vosso direito e também dever, lutem pela mudança.
Se querem sair da Geração à Rasca façam no por cima, parem de ser pessimistas, parem de só gritar contra, parem de se queixar contra medidas que têm que ser OBRIGATORIAMENTE aplicadas. Isto vai doer, e vai doer bem, não é só a mim, é a todos, ricos e pobres, burros ou espertos, ninguém lhes escapa, não lhe podem escapar, é preciso sofrer durante uns anos, e sofrer bem, mas daqui a uns anos estaremos melhor se o quisermos, basta querermos sair desta crise, e vamos conseguir, é preciso trabalhar, aumentar a produtividade, ser competitivo é assim que se ganha esta guerra. Nós somos um país tão pequeno, mas quando queremos sabemos sempre dar a volta por cima, é disso que estamos a precisar, vamos deixar o nosso triste fado de lado, e viver uma melodia mais alegre (uso fado no sentido de destino).

Depois de escrever o post encontrei este video interessante sobre isto mesmo.

domingo, junho 05, 2011

Dia Mundial do Ambiente

Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas comemora-se hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente, e como diz o titulo do video em baixo é preciso pensar em novas ideias, repensar a maneira como vivemos com a Natureza. Precisamos de mudar as nossas praticas quotidianas para algo mais verde, mais ecológico. Temos de ser amigos do Ambiente, não chega criar a Earth Hour, é preciso mudar os hábitos das pessoas.
Um pequeno passo hoje, pode ser grande amanhã. Sejam Verdes!!!

quarta-feira, junho 01, 2011

vale a pena ler...

“Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e osvende para mais de meia centena de mercados.

E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.

E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).

Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática. 
Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.

Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que “bateu” em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis.

E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive – Portugal.

Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d’Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo. 
E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).

É este o País em que também vivemos.
É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.

Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.

Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos – e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.

Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?”

Nicolau Santos, Director-ajunto do Jornal Expresso
artigo também publicado na revista "Up" da TAP

Depois das trocas de cartas/vídeos entre PortugalFinlândia, encontrei este interessante artigo, eu já o tinha lido a algum tempo, muito antes de toda esta 'polémica' entre estes dois países membros da (des)União Europeia, decidi agora partilha lo aqui no blog, é um texto extenso mas espero que tenham tido a paciência para o ler porque fala se coisas bastante interessantes sobre o nosso País e que faz bem aos Portugueses tomarem conhecimento e acabarem com este pessimismo patriota.

sábado, maio 28, 2011

Rock in Rio Lisboa

Fez no dia 21 um ano que começou o Rock in Rio Lisboa 2010 e eu tive a oportunidade de participar como voluntário nos cinco dias do festival, foi uma experiência única, fiz novas amizades e ainda tive a oportunidade de ver os vários concertos. Foram 5 dias cheios, e fantásticos, só me resta esperar que para o próximo ano possa participar novamente como voluntário no Rock in Rio Lisboa 2012. :D

sexta-feira, maio 20, 2011

Olivença

Fazem hoje precisamente 210 anos que a nossa vizinha e suposta amiga Espanha invadiu Olivença. Num momento em que Portugal andava preocupado com as Invasões Francesas de Napoleão, Espanha ataca Olivença e toma para ela uma área de cerca de 430km2. Existem vários tratados que nos conferem a posse de Olivença, o mais antigo data de 1297, Tratado de Alcanizes, assinado pelo nosso Rei D. Dinis, e pelo Rei de Leão e Castela. Depois da invasão espanhola, Portugal vê-se obrigado a assinar um tratado, Tratado de Badajoz em 1801, que sete anos mais tarde vem a ser denunciado por Portugal, e deixa de ter efeito. No Congresso de Viena de 1815, Portugal e Espanha chegam a um acordo, Olivença passa a pertencer ao Reino de Portugal, ao qual corresponde o Art. 105.º em que se lê que 
"As Potências, reconhecendo a justiça da reclamações formuladas por Sua Alteza, o Príncipe Regente de Portugal e do Brasil, sobre a vila de Olivença e os outros territórios cedidos à Espanha pelo tratado de Badajoz de 1801, e considerando a restituição destes objectos como uma das medidas adequadas a assegurar entre os dois Reinos da Península aquela boa harmonia, completa e estável, cuja conservação em todas as partes da Europa tem sido o fim constante das suas negociações, formalmente se obrigam a empregar por meios conciliatórios os seus mais eficazes esforços a fim de que se efectua a retrocessão dos ditos territórios a favor de Portugal. E as Potências reconhecem, tanto quanto depende de cada uma delas, que este ajuste deve ter lugar o mais brevemente possível".      

Até hoje Espanha nunca nos entregou aquilo que por direito é nosso, nem parece ter muita vontade em nos entregar Olivença, mas também penso que Portugal nunca fez muito para reclamar este território. Estamos sem fim à vista, Olivença continua sobre soberania espanhola, mas com muitas coisas portuguesas, mais recentemente as placas dos nomes das ruas que estavam em castelhano passaram a ter também os nomes em português. Espero que este isto se resolva em breve, Olivença era portuguesa e sempre o será.

PS: ali no mapa ao lado pode se ver a parte que corresponde a Olivença.

Curiosidade: é em Olivença que se encontra sepultado o padre português, depois Bispo de Ceuta, que realizou a primeira missa no Brasil, a 26 de Abril de 1500.  

domingo, maio 15, 2011

"Eu tinha a ambição de não somente ir além do que qualquer outro homem tinha ido antes, mas de ir até aonde fosse possível ir." 
James Cook (explorador britânico)

quarta-feira, maio 11, 2011

Sardinhas Doces

É um doce conventual, pensa se que tenha tido inicio no século XVII num Convento de Freiras da Ordem de Santa Clara, em Trancoso. O Convento infelizmente já não existe, mas a receita das famosas Sardinhas Doces ainda existe e recomendo. Quem tiver a oportunidade de ir visitar Trancoso não pode vir de lá sem ter provado as Sardinhas Doces, é como "ir a Roma e não ver o Papa". No passado dia 7 de Maio foi criada a Confraria das Sardinhas Doces de Trancoso, esta é mais uma forma de promover este doce conventual, mas não é só a empresa Casa da Prisca apresentou a candidatura deste doce às 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, mas infelizmente nem sequer chegou aos 70 pré-finalistas, o que não faz delas um doce pior, o sabor continuará o mesmo durante os próximos séculos.


As sardinhas de Trancoso,
São melhores que as do mar,
Seu recheio é saboroso,
São doces ao paladar!
parte de um poema de Anselmo dos Santos Ferreira


terça-feira, maio 10, 2011

a Luta é Alegria

É hoje a primeira semi-final do Festival da Eurovisão 2011 na Alemanha. Em Portugal ganharam os Homens da Luta, e são eles, mesmo contra muita gente (não eu), que nos vão lá representar, e este é o video-clip oficial da musica, gravado durante a manifestação do dia 12 de Março da Geração à Rasca. Só me resta desejar lhes boa sorte, e Portugueses lá fora toca a votar logo à noite. 

segunda-feira, maio 09, 2011

Dia da Europa

À 61 anos em França o Ministro dos Negócios Estrangeiros lia:
"A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam". "Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz".

E assim começava a dar os primeiros passos a União Europeia, mas só viria a ser chamada assim em 1992, é sem dúvida uma Organização Internacional diferente de todas as outras e a única Organização Supranacional existente em todo o mundo (encontra se acima dos Estados e interfere nas suas politicas internas).

O principal objectivo da União Europeia é mercado comum, livre transito de pessoas e bens, politicas comuns, mas talvez diria que o principal objectivo da União é um dia chegar à Federação Europeia. Nesta Federação Europeia os Estados que actualmente fazem parte da Organização deixariam de ter Soberania Externa, seriam Estados Federados, como acontece nos das Federações dos Estados Unidos e do Brasil. A União têm sabido evoluir, primeiro União Económica depois União Monetária, só falta mesmo uma União Politica completa para se tornar numa Federação Europeia, mas como é óbvio os Estados não querem entregar a sua soberania, por isso é que o Tratado de Lisboa foi tão discutido e demorou dois anos para entrar em vigor. Uma Federação Europeia faria de nós uma grande potência capaz de competir com os EUA, se virmos bem os Estados Membros já têm a sua soberania bem limitada, não só por pertencerem à UE mas por estarem ligados a muitas outras Organizações Internacionais. 
Há quem fale até em uma União do Mediterrâneo, para além dos países da União Europeia iriam fazer parte todos os países com costa no Mediterrâneo, desde Marrocos, passando pelo Egipto até à Turquia. A União Europeia terá ainda muito que evoluir para chegar a uma Federação, mas a mim agrada me mais uma União do Mediterrâneo, mas da maneira que as coisas andam se a União Europeia sobreviver já será uma perspectiva boa.

a retaliação da Finlândia

Depois das cartas, depois do nosso video, agora vem o video da Finlândia. A Europa prepara-se para festejar os 61anos hoje (9 de Maio) e os Estados Membros em vez de cada vez mais unidos só vejo o contrario. Hoje à hora do jantar vi uma entrevista ao Ministro das Finanças Britânico que também não estava muito confiante em querer nos ajudar, é só mais uma facada em Portugal da nossa já velha aliada Inglaterra, sempre foi uma aliança que nos prejudicou mais do que ajudou, enfim, é este o estado a que chegamos. Um dia ainda vamos nos sair desta maldita crise e mostrar quem realmente somos, e o que podemos.

Em relação à Finlândia o video está fraquinho, não nos batem com isto.

sábado, maio 07, 2011

Portugal e Finlândia

Depois de todas as cartas escritas por Embaixadores e jornalistas que falei no meu post um Obrigado com 71anos, chegou a vez de se passar para o formato video. O video passou pela primeira vez nas Conferencias do Estoril e mostra vários aspectos de Portugal, é dirigido principalmente à Finlândia mas é algo que penso que muitas outras pessoas para além dos finlandeses deviam de ver, pois está na hora de começar a respeitar mais este pequeno país aqui à beira do Atlântico, de facto estamos a passar uma fase difícil, mas não somos os únicos.


Look at video, you can see a variety of aspects on Portugal.
Portugal needs more respect of the other countries.
We are not so bad.

quinta-feira, maio 05, 2011

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura

Hoje em todos os países lusófonos comemora-se o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, este dia foi criado em 2005 numa reunião dos países pertencentes à CPLP realizada em Luanda, capital de Angola (terceira maior cidade da comunidade lusófona). 
A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), criada à quase 15 anos por Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, Timor Leste após a sua independência veio também fazer parte integrante deste grupo de sete países, passando a ser oito, e estão todos representados na bandeira da Organização Internacional pelas oito asas. A sede é em Lisboa, mas a CPLP nunca teve um presidente português e existem vários membros que querem entrar como observadores mesmo sem terem como língua oficial o Português. Uma organização assim é muito importante para que a Língua Portuguesa possa um dia tomar um papel importante internacionalmente, apesar de ser contra o novo acordo ortográfico, acho importante que o Português passe a ser mais uma Língua Oficial nas Nações Unidas, e que os países de lingua portuguesa se continuem a dar bem pois só têm a ganhar com isso. 

quarta-feira, maio 04, 2011

Bin Laden

Pois parece que o Criador (EUA) matou a Criação (Bin Laden), há certas coisas que gostava de registar sobre este assunto:
1. Está mesmo morto!? - porque não apresentam as provas, não é por não mostrarem as provas que não vai haver violência;
2. Forma como foi morto - é estranho que um homem como o Bin Laden estivesse desarmado em casa e fosse apanhado assim desprevenido;
3. Festejos Americanos - não percebo como é que os americanos saem logo à rua a festejar uma coisa que só trará mais violência;
4. Cerimónia Fúnebre - feita num porta aviões americano e deitado ao mar, não estou a ver os talibãs a acharem piada disto;
5. E a família!? - não teve palavra a dar, se calhar queriam fazer lhe algo um pouco digno, mas não é que merecesse;
6. Hillary Clinton - acho imensa piada apelar aos talibãs afegãos para abandonarem a Al-Qaeda porque não vão conseguir vencer os EUA;
7. Presidente do Peru - atribuiu a morte do Bin Laden a um milagre do Papa João Paulo II;
8. Venezuela - talvez o único país a condenar a forma como foi morto o Bin Laden;
9. Paquistão - gritam "Morte à América", isto é um sinal de quase "guerra";
10. Cardeal Patriarca de Lisboa - diz que é triste a forma como decorreu o processo.


"A América é a principal culpada", frase dita por Bin Laden nos seus vídeos, e nisto desculpem me mas tenho de concordar com o terrorista, e concordo também porque sou um pouco ou muito Anti-América, mas fiquem descansados não vou andar por aí com bombas prontas a explodir. Os EUA são os grandes culpados das guerras que têm acontecido ultimamente e foram eles que criaram este preconceito aos estados do Islão, toda esta desconfiança aos muçulmanos. Os EUA acham se os senhores do mundo e por acharem isso é que lhes custou tanto o 11 de Setembro, foi o primeiro grande ataque vindo do exterior no território deles e com isto decidiram começar à guerra com tudo e todos desde aí ainda não pararam. Não sou contra esta morte claro que não, Bin Laden merecia morrer, ou pelo menos ser julgado, mas acho estranha esta morte e da maneira que foi contada ao mundo, começando logo pela foto que era photoshop. Nos próximos dias se saberá de mais alguma coisa, mas uma coisa é certa isto não é o fim do terrorismo, ele vai continuar a existir e se calhar agora mais descontrolado. 

domingo, maio 01, 2011

3 ou 4 notas e é tudo por hoje...

Ainda pensei em não falar disto, mas este é sem duvida um dos eventos do século e merece ser falado aqui pelo meu blog. E esta deve ser sem duvida a foto mais vista do casamento real dos Duques de Cambridge, da passada Sexta-feira. Não assisti o casamento em directo, mas depois vi umas imagens no telejornal, mas esta foto chama sem duvida a atenção pois a mente humana é e sempre será perversa, vê mal onde ele não existe. O que acho piada nesta mesma foto é o facto da menina pequena estar a tapar os ouvidos, já tinha visto outra foto com ela a fazer o mesmo, devia de estar bastante barulho. Pobre da criança ter que aguentar isto tudo com aquela idade. Eles nunca irão ver o meu Blog mas para ficar bem só me resta desejar felicidades aos noivos, fazem um belo par sem dúvida, e espero que não tragam mais desgostos para a monarquia inglesa.

Isto foi na Sexta em Londres, mas hoje no Vaticano vai acontecer mais uma coisa importante, não para mim, mas para a maior parte dos cristãos. O Papa João Paulo II vai ser beatificado. Sou católico nada praticante e não ligo muito às religiões, não acredito em nada ou praticamente em nada do que dizem, mas até simpatizava com o Papa, talvez por ele estar também tão ligado a Portugal, mas achava o uma pessoa simpática, e não é, no meu ver que uma beatificação vai mudar aquilo que pensam dele, nem dele nem de qualquer outra pessoa que se torne beato ou até santo, as pessoas não mudam por causa desse 'titulo', também já não podem mudar supostamente estão mortos.

Para finalizar uma ultima nota, hoje em Portugal comemora-se o Dia da Mãe, por isso desejo um feliz dia a todas as mães.


O Casamento Real poderia ter sido mais divertido se tivessem feito como neste video, mas felizmente ainda existem protocolos a cumprir e fizeram com que as coisas fossem andando normalmente. Normalmente tirando é claro a parte do padre a fazer pinos na própria abadia de Westminster e o policia lá fora a animar as dezenas de pessoas que esperavam impacientes pelo beijo dos recém casados.  E viva os Noivos.

quinta-feira, abril 28, 2011

Salazar

Se António de Oliveira Salazar fosse vivo faria hoje 122anos. Agora com esta crise muito se fala do tempo do Estado Novo, Otelo Saraiva de Carvalho (Capitão de Abril) já deu várias entrevistas a dizer que se soubesse que Portugal chegaria a este estado nunca teria feito a Revolução dos Cravos, disse também numa outra entrevista que "Precisávamos de um homem com a inteligência e a honestidade do ponto de vista do Salazar, mas que não tivesse a perspectiva que impôs, de um fascismo à italiana. Isso é que não."  
Nisto até concordo, Portugal precisa mesmo de alguém que tenha garra, força e inteligência para meter isto nos eixos, o Povo não vai gostar está claro. Uma pessoa como Salazar no poder seria odiado por muitos, e Salazar foi odiado no seu tempo, mas só alguém com essa garra é que consegue meter de novo Portugal nos eixos. Basta de partidos que só olham para os interesses deles próprios, andam sempre em guerra, nunca chegam a acordos, é preciso alguém inteligente, que saiba governar bem, o mais difícil é encontrar essa pessoa. 
Platão, discípulo de Sócrates (mas não do nosso) na Grécia antiga, dizia que o governo ideal era aquele que se equiparava ao Governo dos Deuses, já que os deuses não nos vinham cá governar ele criou a Kallipolis, cidade governada por filósofos, donos do saber e conhecimento, seria então também uma cidade orientada pela justiça onde a educação ocupava um lugar especial. Depois desta teoria de Platão muitos outros filósofos apareceram com as suas formas de governo, no papel eram todas muito bonitas, mas a pratica já não ficavam tão bem. 
Não vale a pena viver numa utopia, é preciso ver as coisas como são, viver a realidade. E a realidade de Portugal é que não estamos bem, precisamos de ajuda e de nos ajudar, é preciso levantar este país, mas quem conseguirá tal feito!? Dom Sebastião se calhar está na altura de voltar.
PS: não defendo a ditadura, defendo sim alguém com inteligência para governar.

"Dêmos à nação optimismo, alegria, coragem, fé nos seus destinos; retemperemos a sua alma forte ao calor dos grandes ideais e tomemos como nosso lema esta certeza inabalável: Portugal pode ser, se nós quisermos, uma grande e próspera nação."
Antonio Oliveira Salazar 
(28 Abril 1889 - 27 Julho 1970)
(no poder 1932-1968)

terça-feira, abril 26, 2011

Parabéns Lopa

Lopa é a minha gata, ela hoje está de parabéns pois faz um ano de vida. Foi uma complicação arranjar lhe nome, pelo que ficou Lopa, diminutivo de Lopaulos. Já tive várias noites sem dormir por culpa do cio dela (e acho que está novamente com ele), já vi várias coisas destruídas em casa, já vi ela fazer coisas que pensava impossíveis, mas mesmo assim eu gosto muito dela.