quinta-feira, outubro 06, 2011

O Fado

À doze anos Portugal parou, tínhamos perdido a nossa Rainha do Fado, Amália de Piedade Rodrigues, faleceu com 79 anos em Lisboa, está sepultada no Panteão Nacional com outras personalidades portuguesas ilustres. Amália Rodrigues foi sem dúvida a mulher do Fado, levou a cultura portuguesa a diversos pontos do globo, como o Japão, França, Brasil, EUA, recebeu vários prémios, cantou centenas de músicas.
O Fado que vem do Latim fatum quer dizer destino, não se sabe bem onde teve origem, e apesar de mais antigo só no inicio do século XX se começou a ver o Fado de outra forma, e logo em meados do século começou a sua expansão mundial, em grande parte com a ajuda da Rainha do Fado.
Actualmente o Fado tem um novo fôlego, é cantado por diversos fadistas de renome, e foi lançada em 2010 a candidatura a Património Imaterial da UNESCO.

O video está com o texto em inglês, mas conta a história do Fado, as musicas de fundo são de Amália Rodrigues, a 1ª é "Barco Negro" a 2ª é "Uma Casa Portuguesa", acho que todos os portugueses conhecem bem estas duas musicas. Para mim um Português só é verdadeiramente tuga se gostar de ouvir fado.


PS: escrevi este texto ainda antes de saber da morte de Steve Jobs, um dos fundadores da empresa que mudou a vida de muitas pessoas, a Apple, que ainda ontem tinha anunciado uma nova versão do iPhone. Este dia que já estava manchado à doze anos pela morte da nossa Amália ficou ainda mais manchado com a morte deste Grande Senhor hoje, vitima de um cancro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses