quinta-feira, abril 21, 2011

um Obrigado com 71 anos

Vale a pena ler esta carta (clica aqui) escrita pelo jornalista português Hélder Fernandes, que trabalha na TSF. Esta carta é dirigida à Finlândia e foi publicada num dos maiores jornais desse país, segundo o que li vende mais num dia que todos os nossos jornais numa semana. Eu já tinha lido este acontecimento descrito nessa carta num blog de um Embaixador português, que também escrevera uma carta, na altura deixei um comentário assim "eles têm memoria curta, fazem lhe bem estes lembretes"
E é verdade, esta velha Europa esquece-se muito rapidamente, o povo português sempre gostou de ajudar, mesmo estando mal, e no caso descrito na carta acontece isso, nós ajudamos a Finlândia numa época de ditadura em que nós também não estávamos lá muito bem, mas mesmo assim quisemos ajudar, e o Embaixador finlandês agradeceu nos essa útil ajuda ao seu país à precisamente 71 anos. A Europa parece também ter-se esquecido que fomos nós quem lhes mostrou o mundo, foram os nossos homens que navegaram por esses mares à descoberta de novas terras que depois passaram a colónias europeias, de onde as grandes potências europeias tiravam as matérias primas necessárias para fazer crescer a sua industria e se desenvolverem.
E agora que estamos mal recusam-nos ajuda, caso essa recusa se confirme estaremos em muito maus lençóis, mas não só nós toda a União Europeia. A União Europeia vai deixar de ser uma união para ser uma desunião. Nos tempos de crises os mais pobres precisam sempre da ajuda dos mais ricos, sempre foi assim, mas se os ricos não ajudarem, os pobres desaparecem.
Não creio que a Finlândia nos recuse a ajuda, mesmo estando grande parte dos finlandeses contra ela. Agora só nos resta esperar e ver o que vai acontecer.

8 comentários:

  1. A memória dos povos é curta. Não só do finlandeses. A nossa também o é. Esquecemos a nossa vocação atlântica por troca com uma Europa em desagregação.

    Quanto a ajudas. Tem mesmo a certeza que a troika se prepara para ajudar? Hoje faço link para um documento do Diário Econímico que causa, naturalmente, grandes preocupações...

    ResponderEliminar
  2. Sim tens razão, também nos esquecemos do mar, pode ser que isso mude com o alargamento da plataforma continental.

    a Troika veio para ajudar, mas claro, se os partidos não se entenderem não nos vão dar dinheiro. Nos próximos anos não precisamos de um partido, precisamos de vários para governar em conjunto, mas para isso tem que haver entendimentos.

    ResponderEliminar
  3. Também estou convencido que a Finlândia não vetará a Ajuda externa a Portugal, mesmo que para isso, seja obrigada...
    De qualquer forma, esta carta é uma bofetada de luva branca a esses tipos que julgam hoje, por serem ricos e prósperos, que podem "cagar postas de pescada"; é por isso que o partido da extrema direita lá do sítio teve a percentagem que teve.
    A UE, por tal raciocínio, deve temer mais a Finlândia do que Portugal.

    ResponderEliminar
  4. na França está a acontecer o mesmo, a extrema não sei se direita ou esquerda é lhe dada a vitoria nas próximas eleições, a França também que devia dar exemplos, vai agora fechar as suas fronteiras novamente. a Europa está a mudar, já não existe união, se é que alguma vez existiu.

    ResponderEliminar
  5. Excelente Post e um belissimo convite à reflexão!

    Vivamos da agitação para que os povos jamais esqueçam que somos um universo no meio desta adversidade económica..diria somos mais que ISSO!

    Um Beijinho
    da
    Assiria

    ResponderEliminar
  6. sem duvida, é preciso mudar a maneira de pensar de muitos povos.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Também não creio que a Finlândia recuse ajuda a Portugal. Seria o fim da UE. Há demasiados interesses económicos envolvidos...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. sim seria o inicio do fim da União Europeia, se é que não começou já.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses