sábado, julho 16, 2011

¿Guerra?

Parece que estamos em guerra, 3ª Guerra Mundial talvez, não sei, mas esta não envolve forças armadas, não existem pistolas, não existe sangue derramado, é uma guerra calma feita em escritórios, sem dor, mas com sofrimento. Estamos em guerra EUA vs UE ou USD vs EUR, mais uma vez os Estados Unidos da América acham-se donos do mundo, mas só andam cá à uns míseros 235 anos, comemorados ainda há pouco. Os Estados Unidos com as suas agências de rating andam numa guerra contra a Europa, o dólar desvalorizado é muito mau para o imenso deficit americano, portanto usam as suas agências para criarem mais desordem na União Europeia e tentarem acabar com o Euro.
Porque é que a Moody's não baixa o rating dos EUA, se eles estão quase tão piores que nós!?
A Europa anda moribunda, é a crise da Grécia a agravar-se, é o corte inexplicável da Moody's a Portugal, é países a fecharem as suas fronteiras. A União Europeia precisa, agora mais do que nunca, de mostrar o seu objectivo, a união de um continente contra a super potência americana. Precisamos de estar unidos, a Europa precisa de se mostrar forte. Há 10 dias a Moody's baixou o nível de Portugal para "LIXO", o dólar americano começou logo a ganhar terreno face ao euro, os juros da dívida portuguesa voltaram a aumentar, mas bastou ao presidente do Banco Central Europeu dizer que iria continuar a comprar dívida portuguesa para essa tendência se inverter, e o dólar voltou logo a cair. Entretando a Moody's decidiu baixar o rating também da Irlanda, apontando as mesmas razões que apontou a Portugal.
A Europa precisa de se "desligar" dos Estados Unidos de uma vez por todas, precisa de ser independente.

O video é recente, mostra um português a enviar lixo para os escritórios da Moody's em Nova Iorque. Foi muito bem feito. Existiram mais iniciativas destas, como colocarem lixo à entrada dos escritórios da Moody's em Paris.

6 comentários:

  1. Muito interessante o teu comentário, Fábio. Fez-me lembrar uma charge que foi publicada hoje no jornal Folha de S. Paulo, e que pode ser vista aqui:

    http://esquerdopata.blogspot.com/2011/07/solucao.html

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. interessante imagem sem dúvida, e com tudo a ver com este post :D

    ResponderEliminar
  3. Grande reflexão acerca da "actualidade politica" mundial. Gostei bastante de ler.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela visita, tenho a certeza que isto ainda vai dar mais que falar. abraço

    ResponderEliminar
  5. Gostei! as guerras (quase) sempre tiveram objectivos económicos, os meios militares foram e são sempre um instrumento para o objectivo final: a economia. Actualmente vai-se directo ao assunto, sem passar pelos militares, ou melhor substitui-se os militares por agências de rating, que fazem mais estragos de uma forma limpa. Mas continuo a achar que foi a incompetência europeia que permitiu que um país com 235 anos ultrapassasse um continente com mais de 2000 anos de história. Sem dúvida incompetência nossa e mérito deles... enquanto isso a China ri-se e vai crescendo...

    ResponderEliminar
  6. verdade, chama-se a isso soft power, muito comum depois depois da IIGM. Só espero que a Europa se saiba levantar de uma vez por todas.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses