Hoje em todos os países lusófonos comemora-se o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, este dia foi criado em 2005 numa reunião dos países pertencentes à CPLP realizada em Luanda, capital de Angola (terceira maior cidade da comunidade lusófona).
A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), criada à quase 15 anos por Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, Timor Leste após a sua independência veio também fazer parte integrante deste grupo de sete países, passando a ser oito, e estão todos representados na bandeira da Organização Internacional pelas oito asas. A sede é em Lisboa, mas a CPLP nunca teve um presidente português e existem vários membros que querem entrar como observadores mesmo sem terem como língua oficial o Português. Uma organização assim é muito importante para que a Língua Portuguesa possa um dia tomar um papel importante internacionalmente, apesar de ser contra o novo acordo ortográfico, acho importante que o Português passe a ser mais uma Língua Oficial nas Nações Unidas, e que os países de lingua portuguesa se continuem a dar bem pois só têm a ganhar com isso.
Da minha roda de amigos, só consegui contar consigo para sublinhar a data. Neste contexto de perda de identidade e até autonomia, é de louvar.
ResponderEliminarParabéns por isso!
Eu gosto muito da Língua portuguesa, bem como da CPLP, acho que é uma organização muito importante para nós, já que une os irmãos de língua, abraço
ResponderEliminarA língua de um povo faz parte da sua identidade enquanto tal.
ResponderEliminarÉ um dia que, sem dúvida, vale a pena ser assinalado.
Bjs
mas parece que passou despercebido, o que é triste :S beijo
ResponderEliminarGostei do seu blog. ;)
ResponderEliminar