quinta-feira, abril 28, 2011

Salazar

Se António de Oliveira Salazar fosse vivo faria hoje 122anos. Agora com esta crise muito se fala do tempo do Estado Novo, Otelo Saraiva de Carvalho (Capitão de Abril) já deu várias entrevistas a dizer que se soubesse que Portugal chegaria a este estado nunca teria feito a Revolução dos Cravos, disse também numa outra entrevista que "Precisávamos de um homem com a inteligência e a honestidade do ponto de vista do Salazar, mas que não tivesse a perspectiva que impôs, de um fascismo à italiana. Isso é que não."  
Nisto até concordo, Portugal precisa mesmo de alguém que tenha garra, força e inteligência para meter isto nos eixos, o Povo não vai gostar está claro. Uma pessoa como Salazar no poder seria odiado por muitos, e Salazar foi odiado no seu tempo, mas só alguém com essa garra é que consegue meter de novo Portugal nos eixos. Basta de partidos que só olham para os interesses deles próprios, andam sempre em guerra, nunca chegam a acordos, é preciso alguém inteligente, que saiba governar bem, o mais difícil é encontrar essa pessoa. 
Platão, discípulo de Sócrates (mas não do nosso) na Grécia antiga, dizia que o governo ideal era aquele que se equiparava ao Governo dos Deuses, já que os deuses não nos vinham cá governar ele criou a Kallipolis, cidade governada por filósofos, donos do saber e conhecimento, seria então também uma cidade orientada pela justiça onde a educação ocupava um lugar especial. Depois desta teoria de Platão muitos outros filósofos apareceram com as suas formas de governo, no papel eram todas muito bonitas, mas a pratica já não ficavam tão bem. 
Não vale a pena viver numa utopia, é preciso ver as coisas como são, viver a realidade. E a realidade de Portugal é que não estamos bem, precisamos de ajuda e de nos ajudar, é preciso levantar este país, mas quem conseguirá tal feito!? Dom Sebastião se calhar está na altura de voltar.
PS: não defendo a ditadura, defendo sim alguém com inteligência para governar.

"Dêmos à nação optimismo, alegria, coragem, fé nos seus destinos; retemperemos a sua alma forte ao calor dos grandes ideais e tomemos como nosso lema esta certeza inabalável: Portugal pode ser, se nós quisermos, uma grande e próspera nação."
Antonio Oliveira Salazar 
(28 Abril 1889 - 27 Julho 1970)
(no poder 1932-1968)

12 comentários:

  1. Tentei, em parte, fechar um pouco os olhos à frase dita por Otelo Saraiva de Carvalho, mas, como posso fechar os olhos quando essas são duas frases completamente reais?
    Precisamos mesmo de alguém que diga a frase "Sei o que quero e para onde vou"...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o que disseste, não sou a favor de ditaduras mas precisamos de governantes determinados, fortes, inteligentes e incorruptíveis.

    Abr

    ResponderEliminar
  3. Diogo: Otelo já veio desmentir estas frases, culpou os jornalistas, mas esqueceu se que ficou registada em video. Um Capitão de Abril que não sabe o que quer. abr

    Miguel: é isso mesmo, mas não vejo ninguém assim para nos governar, abr

    ResponderEliminar
  4. Desculpa, mas nem parcialmente aceito NADA desse senhor.
    E tenho pena de ver aqui uma frase dele transcrita, mas estás no teu blog...
    Já vi recomeçar ditaduras assim, desta forma, não as aceitando, mas aceitando e defendendo os seus mentores.
    Hitler era o homem forte que a Alemanha necessitava, bem como Mussolini o era para Itália.
    E depois? Como foi????
    Desculpa a minha franqueza.

    ResponderEliminar
  5. eu sou contra as ditaduras, mas Salazar foi um homem com garra que meteu isto nos eixos, só peço outra pessoa assim para ver se mete nisto nos eixos novamente, mas claro sem ditadura. Nós actualmente não estamos em ditadura mas quase que parece, o Sócrates parece que veio para ficar no governo.

    ResponderEliminar
  6. concordo com o teu texto, e já sigo (:
    Obrigada pelo comentário

    ResponderEliminar
  7. isso só pode acontecer quando tivermos politicos mais preocupados com o país e menos com a popularidade que atingem nas eleições.

    e obg pelos votos de boa viagem :)

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Luciana: obrigado :) volta sempre

    Psycoo: é isso mesmo, é preciso que eles se preocupem com o país e não com os próprios partidos. abraço

    ResponderEliminar
  9. Olá LopAuloS
    Muito oportuna esta entrada como até posso dizer que são oportunos os comentários deixados e que li cuidadosamente.
    Gostaria de acrescentar, e fazendo uso do que se aprende na escola, que qualquer comentário que se faça a uma passagem da História tem que ser feito com o pensamento da época.
    Salazar foi o homem certo naquela altura de grande descontrolo do país e, como todos os políticos, foi amado e odiado.
    Um grande abraço

    Chris Morris

    ResponderEliminar
  10. Sim tens razão, mas foi mais odiado que amado, ninguém gosta de viver em ditadura. Por isso é que agora precisávamos de alguém que soubesse governar bem sem uma ditadura. abraço

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião, nós não precisamos desse alguém com garra, força e inteligência. Não é pela força que lá chegamos, é através da renovação das mentalidades.
    O governo de uma só pessoa com as características que referes não é compatível com uma democracia. Esta caracteriza-se pela existência de partidos políticos, que são essenciais para o exercício da mesma.
    Precisamos sim, de uma classe política mais competente, mais séria, mais conhecedora da realidade e sem corrupção, clientelismos e afins.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. se calhar fiz me entender mal, mas não quero um governo de uma so' pessoa, isso seria uma ditadura o que referi que não quero, quando eu falo alguém com garra pode ser várias pessoas, mas é claro que o chefe de governo precisa de ter essa garra também mais vincada já que é ele que comanda, e não quero acabar com os partido políticos isso seria mesmo acabar com a democracia.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses