Afinal já não existem os BRIC (quer dizer tijolo) a sigla mudou na semana passada e agora existem os BRICS, a África do Sul (South Africa) veio se juntar às economias emergentes do Brasil, Rússia, Índia e China.
Em oposição aos BRICS existem os PIGS (quer dizer porcos), ou PIIIGGS (sigla mais recente), grupo de países com economias em 'queda' ou melhor quase na banca rota, os "fundadores" foram os quatro países do Sul da Europa que sempre deram dores de cabeça à União Europeia, são eles Portugal, Itália, Grécia e Espanha (Spain), actualmente a segunda sigla já inclui a Irlanda, Islândia e até o Reino Unido (Grã Bretanha por isso se justifica mais um 'G').
No meio de tanta sigla nova descubro ainda mais uma os STUPIDs (quer dizer estúpido), desta nova fazem parte países como Espanha (Spain), Turquia, Reino Unido (United Kingdom), Portugal, Irlanda e o Dubai.
Como esta crise veio para ficar, e já há quem diga que vai ser uma crise mundial que irá atingir todos os países do mundo (ah pois é não adianta emigrar para outro país, a crise vai chegar lá), de certeza que mais siglas como estas irão aparecer nos próximos anos, eu cá ficarei à espera para as ver, e esperar que Portugal comece a sair delas.
Como esta crise veio para ficar, e já há quem diga que vai ser uma crise mundial que irá atingir todos os países do mundo (ah pois é não adianta emigrar para outro país, a crise vai chegar lá), de certeza que mais siglas como estas irão aparecer nos próximos anos, eu cá ficarei à espera para as ver, e esperar que Portugal comece a sair delas.
E qual é a razão comum aos STUPID?
ResponderEliminaré que caso a Grécia entre em falência, que penso que se pode considerar que já aconteceu, esse grupo de países agora chamados STUPID irão cair em breve, agora foi Portugal, não sei quem se seguirá, mas vai existir efeito dominó.
ResponderEliminarFábiamigo
ResponderEliminarGostei deste texto. E eu, que fui o chefe da Política Internacional do DN, comentador dela na RTP bem como na TSF, acho que os STUPID são mesmo stupidos.
As siglas ajudam imenso, mas o abuso delas não é bom. Sobretudo em títulos de jornais. Por exemplo:
FMI, UE e BCP receberam CDS/PP, PSD e CGTP e UGT... Quase uma charada.
Abç
PS - Espero que gostes da Travessa
é uma autentica charada para quem não sabe o que significam as siglas, mas dão jeito, senão ia ficar um Titulo de várias linhas, e que para titulo é um pouco exagerado, o que também é exagerado é o excesso de uso destas siglas sem a devida explicação daquilo a que correspondem.
ResponderEliminarObrigado pela visita, espero que tenha gostado do meu blog
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá Fábio. Antes de mais, agradeço a oportunidade proporcionada para conhecer este espaço (e espreitarei as fotografias também). É sempre bom fazer novas e agradáveis descobertas na blogosfera. No que toca às siglas, esperemos que a criatividade comece a conotá-las positivamente. Quem sabe se não integraríamos uma dessas também!
ResponderEliminarAbraço e até breve.
Era bom que as siglas passassem a ser conotações boas, mas como visto anda acho que ainda vai demorar algum tempo. Espero que tenhas gostado do meu blog e que voltes, abraço.
ResponderEliminarGostei imenso do blogue, hei-de seguir ;)
ResponderEliminarTambém espero manter e continuar a lutar por aquilo em que acredito!
Abraço,
Diogo
Elisabete: Obrigado :) beijo
ResponderEliminarDiogo: obrigado :) nunca desistas dos teus sonhos. abraço