segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Mundo Podre

Não consigo ver outra palavra para caracterizar a situação que vivemos, podre acho que é a melhor, embora possam encontrar outras, muitas outras.
Desde 2008, quando a empresa Lehman Brothers começou a dar que falar pelos piores motivos, iniciou-se esta crise financeira pela qual estamos agora a passar. Como é fácil perceber não é o simples facto de uma empresa falir que leva países à beira da banca rota, o mal que nos afecta já vem de à muitos anos, tal como o Sócrates disse em Paris numa conferencia, os países sempre tiveram dívidas e sempre as terão, o que é preciso é manter-las num nível sustentável e estável, mas muitos países preferem gastar muito mais do que aquilo que podem até sufocarem, como aconteceu com a Islândia, Grécia, Irlanda e Portugal.
Islândia lá se viu livre da crise num instante, e de uma forma pacifica, o Povo lá é ouvido e respeitado como deve ser, mas ninguém quer seguir o exemplo deles, também não sei se seria possível, eles têm a mesma população que as nossas duas Regiões Autónomas juntas.
Na Grécia ainda não se matam uns aos outros, mas não deve faltar muito, este novo pacote de medidas vai doer ainda mais para os Gregos, mas também não vejo maneira de levantarem aquele país mesmo com pacotes de ajuda financeira e orientações da Troika se não conseguem o consentimento do povo grego. Vai haver eleições em Abril, as extremas tanto direita como esquerda estão a ganhar força, e não vejo futuro fácil para a Grécia, esta crise só divide ainda mais o país berço da democracia.
Portugal, também com a Troika, lá vai tomando as medidas para poder receber o dinheiro e parecer um bom aluno. Até agora está a portar-se bem, mas isto não é uma crise só Portuguesa, é mundial, se todos estão mal, só nos pioram a situação, e as supostas agências de rating não estão cá para nos ajudar, por isso ou saímos disto sozinhos ou estamos tramados, nem a Europa nos vai valer.
A Europa está mais moribunda que nós próprios e não sei quem a salvará, talvez um milagre para aqueles em que acreditam neles. O futuro da Europa passará por um IV Reich, se bem que já teve inicio, a Alemanha domina mais uma vez a Europa, desta vez não há judeus para matar, acaba-se com os porcos do Sul da Europa.
Mas enquanto na Europa se fala de crise, noutros lados do planeta existem outras crises também, mas sociais. Na Síria, os sírios continuam a revoltar se e a Primavera Árabe parece não ter fim naquele país abandonado pela comunidade internacional. No Egipto quando se pensava que a Primavera Árabe tinha dado bons resultados, metem no poder a Irmandade Muçulmana disfarça num partido, e a praça Tahrir continua a encher com manifestantes. Na Líbia já faz um ano em que arrebentou a revolução, agora o que falta mesmo é entrarem em paz, e deixarem de ser dominados por Americanos. As relações entre Israel e Irão não estão boas, cada vez piores, e isto ainda arrebenta em guerra, III Guerra Mundial é bem capaz de ser por aqueles lados. O grupo Anonymous já declara guerra a países via Internet, como se de um próprio país se trata-se. No Brasil a policia que supostamente devia manter a ordem e paz, faz o contrário. Fidel Castro lá da ilha diz nos para lutarmos, e volta nos a avisar para termos cuidado com a extinção da nossa espécie.
O Mundo está podre e não é só de agora, mas a podridão é tanta que mais cedo ou mais tarde acaba, talvez a profecia dos Maias até tenha a sua veracidade, veremos a 21 de Dezembro de 2012, a espécie humana está corrompida, está até mesmo condenada à decadência, mas o que vale é que depois de uma má colheita virá sempre uma melhor, resta saber quando é que ela chegará, até lá vamos acreditando que é possível construir um mundo melhor...

2 comentários:

  1. Felizmente, meu caro, o mundo não é uma laranja... e a podridão é limitada a um número limitado de energúmenos, detentores do poder... quando você perceber, isso a esperança volta.

    ResponderEliminar
  2. eu não vejo isso dessa maneira, infelizmente, podem existir homens bons fora do poder, com grandes promessas e ideias, mas na hora em que ganham poder, tudo muda, tudo volta ao mesmo. Infelizmente acho que a espécie humana até nasce boa, mas a sociedade em que vivemos corroí nos de tal maneira que só nos resta o mal. A minha única esperança é que eu esteja fortemente enganado, e a laranja possa voltar a ser o que era.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses