domingo, maio 20, 2012

Timor-Leste

Depois dos Portugueses terem chegado a esta ilha do Sudoeste Asiático em 1512, permaneceram lá até ao pós 25 de Abril de 1974. Em 1975 abandonamos a ilha e a Indonésia ocupou-a de imediato, só em Agosto de 1999 foi realizado um referendo onde 78,5% dos timorenses pediam a independência, a Indonésia destruiu completamente o país, separou famílias, instalou a violência que só parou com a entrada dos Capacetes Azuis da ONU em Dili. Em 2001 os timorenses escolhem o seu representante, mas só precisamente à 12 anos é que Timor Leste se torna independente.
Desde o dia 20 de Maio de 2002 existiram muitos confrontos, o país ainda continua muito pobre e precisa de ajuda externa, Portugal enquanto colonizador nunca desenvolveu muito as infraestruturas de Timor-Leste, actualmente tem ajudado no que pode o país, mas muito há a fazer, e no meu ver é preciso reavivar a Língua Portuguesa, fazer com que se volte a falar fluentemente pela população.

Parabéns por estes 10anos e tudo de bom para Timor-Leste e para os Timorenses, um dia irei visitá-los, este é um país que está na minha lista de viagens a fazer.

1 comentário:

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses