Não estou em Portugal mas pelas noticias que já li o país parece estar mesmo parado, não sou contra as pessoas que fazem greves, e acho que já falei disto noutros posts, mas fazer greves numa situação em que o país está só piora as coisas. Quem quer trabalhar em dias de greves acaba por se ver forçado a ficar em casa também ou a chegar algumas horas atrasado ao trabalho, o que vai prejudicar a produção da fabrica, caso seja trabalhador fabril. O que Portugal precisa agora é de produzir, andar para a frente, um dia de greve dá muitos milhões de euros em prejuízos não só para o Estado Português (e relembro que o Estado somos todos nós, todos fazemos parte dele), mas também para as empresas privadas. E uma greve geral à quinta feira dá asas para que metam um dia de férias na sexta para ficarem logo com mais um fim de semana prolongado, e lá ficamos todos nós (o Estado) sem mais uns meros milhões de euros.
Mas o dia de hoje é marcado também pela descida de rating de Portugal pela Fitch para a categoria de LIXO, já tínhamos sido avisados de possíveis descidas e acho que era inevitável, esta crise está nas mãos das agências de rating e são elas que decidem as cartas a lançar, e o jogo delas parece que é deitar abaixo as economias europeias. Não é que as economias europeias estivessem tão mal no inicio da crise, mas toda esta especulação que têm vivido só as prejudica, e estão cada vez mais a afundar se.
Ontem a Alemanha que tanto se queixa dos PIGS e que tanto quer mandar numa Europa que não lhe pertence, sentiu já na pele aquilo porque muitos países europeus estão a passar, não conseguiu vender todos os seus títulos do tesouro. Parece que a senhora Merkel vai ter que começar a ter mais cuidado com o que anda a dizer, não vá ter que engolir palavra por palavra num futuro próximo.
Com Portugal parado, o défice a aumentar, a Fitch a cortar, não sei onde isto vai parar, só espero não virar grego!