sexta-feira, maio 20, 2011

Olivença

Fazem hoje precisamente 210 anos que a nossa vizinha e suposta amiga Espanha invadiu Olivença. Num momento em que Portugal andava preocupado com as Invasões Francesas de Napoleão, Espanha ataca Olivença e toma para ela uma área de cerca de 430km2. Existem vários tratados que nos conferem a posse de Olivença, o mais antigo data de 1297, Tratado de Alcanizes, assinado pelo nosso Rei D. Dinis, e pelo Rei de Leão e Castela. Depois da invasão espanhola, Portugal vê-se obrigado a assinar um tratado, Tratado de Badajoz em 1801, que sete anos mais tarde vem a ser denunciado por Portugal, e deixa de ter efeito. No Congresso de Viena de 1815, Portugal e Espanha chegam a um acordo, Olivença passa a pertencer ao Reino de Portugal, ao qual corresponde o Art. 105.º em que se lê que 
"As Potências, reconhecendo a justiça da reclamações formuladas por Sua Alteza, o Príncipe Regente de Portugal e do Brasil, sobre a vila de Olivença e os outros territórios cedidos à Espanha pelo tratado de Badajoz de 1801, e considerando a restituição destes objectos como uma das medidas adequadas a assegurar entre os dois Reinos da Península aquela boa harmonia, completa e estável, cuja conservação em todas as partes da Europa tem sido o fim constante das suas negociações, formalmente se obrigam a empregar por meios conciliatórios os seus mais eficazes esforços a fim de que se efectua a retrocessão dos ditos territórios a favor de Portugal. E as Potências reconhecem, tanto quanto depende de cada uma delas, que este ajuste deve ter lugar o mais brevemente possível".      

Até hoje Espanha nunca nos entregou aquilo que por direito é nosso, nem parece ter muita vontade em nos entregar Olivença, mas também penso que Portugal nunca fez muito para reclamar este território. Estamos sem fim à vista, Olivença continua sobre soberania espanhola, mas com muitas coisas portuguesas, mais recentemente as placas dos nomes das ruas que estavam em castelhano passaram a ter também os nomes em português. Espero que este isto se resolva em breve, Olivença era portuguesa e sempre o será.

PS: ali no mapa ao lado pode se ver a parte que corresponde a Olivença.

Curiosidade: é em Olivença que se encontra sepultado o padre português, depois Bispo de Ceuta, que realizou a primeira missa no Brasil, a 26 de Abril de 1500.  

7 comentários:

  1. Olá Fábio Paulos
    Muito agradeço as visitas ao meu blog assim como as palavras gentis ao que escrevo.
    Não respondo na hora e isso pode dar uma ideia de falta de consideração, mas não é amigo Fábio.
    É falta de tempo ou melhor dizendo, é ausência. Profissionalmente tenho muitas saídas e algumas bem prolongadas e isso leva-me a que me afaste destas lides da Net, que confesso adoro.
    Não acredito que não consigas escrever poesia. Talvez não queiras, ou não tenhas tempo, trabalhar o texto de modo a que ele tenha aquele toque de poema pois a tua escrita é muito agradável e bem delineada.
    Gostei muito deste texto sobre Olivença, que conheço muitíssimo bem.
    Concordo que tanto Portugal, como Espanha, não estejam interessados em mexer no assunto. E certamente que não porque não estão seguros da reacção da população local. Será que eles quereriam passar a ser portugueses e abdicar das regalias de que gozam. Um enorme problema social se levantava talvez idêntico ao de Gibraltar, que igualmente conheço.
    Há situações que passaram a ser do domínio da História e dificilmente de lá poderão sair.
    Gostei muito.
    Um abraço e aparece sempre pois haverá sempre um poema à tua espera.
    Um abraço

    Chris Morris

    ResponderEliminar
  2. Por vezes, na pequena troca de olhares, se diz tudo.
    Não são precisas páginas enormes de texto para se dizer o que, simplesmente, se resume a meia dúzia de linhas. O sentimento permanece lá e isso, sim, é o importante...

    ResponderEliminar
  3. E os espanhóis têm a lata de andar a exigir Gibraltar de volta...

    ResponderEliminar
  4. Chris: já escrevi poemas, alguns bem giros, mas nada comparados com os teus.
    Espanha tem muitos problemas em questão de territórios, há muitas identidades a pedir a independência. o Povo de Olivença não sei se quer voltar a ser português, mas o povo galego prefere Portugal a Espanha.
    abraço

    Pessoa: é verdade, o olhar tem um grande poder, obrigado pela visita

    Rafeiro: se têm essa lata não a deviam ter, que nos entreguem Olivença, e Ceuta a Marrocos.

    ResponderEliminar
  5. Eu não gosto lá muito de espanhois ._.
    *desabafo*

    ResponderEliminar
  6. Podes enviar-me o teu e-mail?
    Manda para jcroque@netcabo.pt
    Obrigado.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses