quarta-feira, março 31, 2010

Portugal

Vivo num país com 867 anos de história (Estado-Nação mais antigo da Europa), por onde antes passaram dezenas de povos (desde Celtas a Lusitanos, passando pelos Romanos e por Mouros), sempre com os espanhóis à espreita (estivemos nas mãos deles durante 60anos), os franceses também cá entraram por três vezes (obrigaram os nossos reis a partir para o Brasil) e os ingleses deram nos ordens (Ultimato Inglês), tivemos dos maiores Impérios Coloniais (com colónias pelos cinco continentes), tivemos reis visionários e loucos (D. Dinis e D. Maria I), homens poetas (Luís Vaz De Camões - "Os Lusíadas"), uma das melhores histórias de amor (D. Pedro e D. Inês), temos uma cultura única (Fado, Língua Portuguesa) e um património a perder de vista (Monumentos, Parques Naturais).

Vivo num país com 100 anos de Republica (na sua grande parte desastrosa), por onde passam povos de todos os lados e por cá ficam (desde chineses a ucranianos, passando por brasileiros e por africanos), os espanhóis estão cá dentro e não querem sair (quando falam de Portugal referem-se a uma província deles), recebemos ordens da UE (não as cumprimos pagamos multas), esperamos ter uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas (se a ONU nos aprovar a proposta), tivemos ditadores loucos, mas que colocaram isto com alguma ordem (António Oliveira Salazar), temos ministros corruptos e com licenciaturas acabadas ao domingo (não pronuncio nomes, porque a lista de corruptos é comprida), temos prémios Nobel da Literatura sem papas na língua (José Saramago), temos histórias de recordes (alguns bons, a maioria maus), uma cultura a ser destruída (Novo acordo ortográfico) e um património que se perde nas recordações (Monumentos deixados ao abandono, Parques Naturais maltratados e queimados).

Agora se me perguntassem se poderia viver noutro país senão em Portugal, eu repondo que não, não podia!

Nos nossos pequenos 92mil km2 temos, apesar de maltratados, praia, neve, montanha, planície, rio, mar, ilhas, e temos, apesar de abandonados e esquecidos, um enorme património arquitectónico e cultural, e temos, apesar dos actuais políticos, grandes personalidades da nossa história passada.

Num país tão pequeno como o nosso temos de tudo, só não temos direito a ser ouvidos lá fora, temos de adoptar o nosso português (o de Portugal) ao português brasileiro só para a nossa língua poder ser aceite como uma das línguas oficiais da ONU. Só pedia para Portugal, que o resto do mundo nos olhasse como um país de grandes feitos e com uma grandiosa história, não como um mundo de Terceiro Mundo. E nós não somos espanhóis, nem pretendo ser.

Mas isto não é possível (e este ultimo paragrafo é para os tugas) enquanto houver portugueses que falem mal de Portugal cá dentro e lá fora, que tratem mal o nosso património, que não respeitem os outros. Temos um país fantástico, não encontram uma vida melhor que a nossa em muitos outros países aí pelo mundo. Eu também estou descontente com o Portugal actual, mas não vamos estragar aquilo que demorou séculos a ser feito só porque temos políticos que passam mais tempo ligados a escândalos do que propriamente a trabalhar para Portugal. Vamos lá mudar o nosso pensamento! Nós somos os grandes Embaixadores de Portugal, por isso não vamos maltrata-lo. Temos 867 anos de história, património e cultura a preservar.

Nasci tuga, sou tuga, e morrerei tuga! Eu tenho orgulho de ser tuga!

Depois da seca do texto, deixo aqui vídeos que mostram zonas de Portugal para ficarem a conhecer melhor o país de que falei, para os tugas espero que os vídeos sirvam para verificarem o magnífico país em que nascemos, e que por vezes nos esquecemos!

(este tem uma pequena introdução em português e espanhol)

(este é em inglês, mesmo quem tenha poucos conhecimentos em inglês consegue perceber a maior parte)

"Quando pensas que já viste tudo, Portugal tem sempre mais algo para oferecer"
"Portugal é isto e muito mais"

Visita e conhece mais do meu/nosso país

6 comentários:

  1. Temos o record de pais com mais estradas alcatroadas na Europa também.

    É o que me irrita neste país: o potencial é enorme! Mais do que em muitos paises da Europa civilizada e o que fazemos com ele? desperdiçamol-o! Mandamos tudo ao vento e continuamos com as politiquices de merda (aquele parlamento parece um recreio da pré-primaria onde o jogo do empurra é o preferido), desperdiçamos os recursos hydricos, o imenso sol, as planicies infindáveis no centro e sul, o mar que nos banha em 2 dos quatro lados. Desperdiçamos o potencial das linhas férreas, o potencial turistico, o potencial natural.
    Portugal é por tanto gostar de ti que te detesto.

    Deixo uma citação de um poeta Lisboeta de que dele ou dessa cidade nada resta e apenas em papel existem ainda:

    "A capital é, no fim de tudo, o único ponto vivo desta fétida lesma morta que se espapa à beira do velho Atlântico, sob o nome desacreditado de Portugal" Eça de Queiroz

    ResponderEliminar
  2. Não sabemos aproveitar o nosso país! Desperdiçamos o melhor que temos! não lhe damos o devido valor!

    Portugal é Lisboa e agora o Litoral, porque no resto do país não se passa nada! É preciso não só continuar com o desenvolvimento do litoral, mas iniciar com o desenvolvimento do interior, que está aqui sozinho e esquecido!!!

    ResponderEliminar
  3. obrigada por me fazeres sorrir por, finalmente, encontrar alguém que não pensa simplesmente em desdenhar do nosso país! a verdade é que apesar dos problemas que existe, estamos num aqui num cantinho do céu, como diz a minha mãe!

    gostava era de poder mudar talvez as mentes da maioria dos portugueses, que vivem no pessimismo, a carregar a sua pesada cruz, e a falar mal do nosso cantinho todos os dias...

    :)

    ResponderEliminar
  4. o nosso cantinho, como dizes, é um lugar sossegado, nós podemos ser muito melhores, temos de nos mentalizar disso, temos de mudar este pessimismo generalizado para conseguirmos ser os melhores :D

    ResponderEliminar
  5. Gostava de conseguir concordar contigo, mas é impossivel. Nós não devemos nos orgulhar do lugar onde nascemos, porque não fomos nós a escolher. Tu não decidiste nascer Português, aconteceu. Apenas aconteceu. Se tivesses nascido em França, terias orgulho de ser francês, na China, de ser chines, em Africa, de ser africano, e por ai fora. Devemos nos orgulhar das escolhas que fazemos, e não de algo que simplesmente aconteceu. É a minha opinião.

    ResponderEliminar
  6. se aconteceu foi porque estava destinado!!! Tens razão cada um têm que ter orgulho do local onde nasceu, e fazer dele um local melhor!!!

    o que quero dizer com este post e' que os portugueses maltratam muito o nosso Portugal, e ele não merece! É um país pequeno mas tem de tudo para oferecer!

    E que temos de nos orgulhar de Portugal não por termos nascido ca', mas pela sua história, pelo seu passado!!!

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses