Contextualização:
A Turquia actual foi fundada por Ataturk, considerado o pai dos turcos, ele fez várias reformas algumas delas bastante importantes como a transformação da língua turca, ocidentalizou a população, mas talvez a mais importante tornou a Turquia num Estado Secular, isto quer dizer um Estado Laico sem religião oficial, todos são tratados da mesma forma independentemente da religião.
Actualmente está no poder um partido bastante recente criado em 2001 que ganharia as eleições em 2002, chamado de AKP - Partido da Justiça e Desenvolvimento, é um partido conservador e religioso apesar dos seus políticos afirmarem que o AKP é um partido moderado. O Presidente da Turquia Abdullah Gul é assumidamente muçulmano praticante, a própria mulher usa lenço na cabeça, e esteve proibido de se candidatar a Presidente da Republica por declarações feitas durante o tempo em que esteve noutro partido. Apenas se conseguiu candidatar porque o Primeiro Ministro Erdogan alterou umas leis a seu favor. Erdogan foi um dos fundadores do AKP que está no poder desde 2002, há mais de 10 anos, antes disso passou um tempo pela prisão por ter lido um poema que incitava ao ódio religioso. Fez algumas coisas boas pela Turquia sim e merece ser reconhecido por isso, mas actualmente está a querer mudar a Constituição, quer proibir a venda de álcool a determinadas horas do dia, tem andado a controlar os media do país, tem proibido manifestações, entre outras coisas. De realçar também, e apenas por curiosidade, que a administração do Metro em Ancara na semana passada decidiu proibir as pessoas de se beijarem dentro das estações do Metro.
Acho que com isto dá para ter uma ideia geral da actual situação e o porquê destas manifestações.
Os conflitos em Istambul começaram porque o governo quer construir mais um centro comercial na cidade, isto não aparece tão mal, mas o problema é o facto de esse futuro centro comercial ir substituir um parque verde perto da Praça de Taksim. Taksim é um símbolo da cidade e da Turquia, o governo anda a fazer bastantes obras na praça e a destruição do Gezi Park é uma delas (na imagem em cima). Taksim fica paredes meias com a avenida de Istiklal, outro importante ponto da cidade, esta avenida com mais de 1km está cheia de lojas e já tem um centro comercial e alguns bazares. No meu ver Taksim precisa mais do parque verde do que mais um centro comercial, aquele parque é um pequeno refugio para sair da confusão e poluição da cidade. Os turcos começaram então há uns dias a concentrar-se no parque como forma de protesto. O protesto começou pacifico mas na passada sexta feira a Policia turca resolveu retirar os manifestantes do parque à força, a partir daí tem havido confrontos entre a policia e os manifestantes em várias zonas da cidade, principalmente na zona envolvente do parque e em Besiktas, em que ontem à noite a policia estava a tentar afastar os manifestantes e a encurrala-los contra o Estreito do Bósforo. A policia turca tem usado canhões de água e gás lacrimogéneo contra os manifestantes.
Nem tudo o que circula pela Internet é verídico, mas estando os meios de comunicação censurados pelo governo turco, torna-se complicado perceber o que realmente se passa, ontem houve pessoas do lado asiático a atravessar a primeira ponte do Bósforo a pé para se juntarem aos manifestantes em Taksim. Um pouco por toda a Turquia, onde já houve confrontos em outras cidades, mas também um pouco por todo o mundo têm existido manifestações de apoio, incluindo Lisboa, Coimbra e Porto. Esta manifestação que começou por causa de um parque verde mas agora está a mostrar o descontentamento geral da população em relação ao governo.
Hoje as coisas parecem mais calmas, a policia desapareceu, os manifestantes estão a limpar o parque, provavelmente irá haver um concerto em Taksim hoje há tarde pelo que li nas redes sociais. O governo deve ter pensado que podia acabar com uma manifestação pacifica assim com a policia, correu lhe mal, os jornais turcos podem não passar a informação completa mas as redes sociais estão a fazer um bom trabalho de informação, apesar de como já disse antes nem toda a informação é verdadeira mas é a única que vai existindo. Sinceramente espero que isto passe rápido e acabe tudo bem, após ter vivido 9 meses em Istambul é com bastante preocupação com que vejo estas noticias.
Partilhem o que está acontecer em Istambul, a democracia pode não ser o melhor dos regimes, mas uma ditadura camuflada de democracia como a da Turquia é bem pior.
Deixo aqui alguns links de videos, tenho publicado também na minha página do facebook novos videos/noticas sobre a situação em Istambul:
Câmara em Directo de Taksim
Manifestação de Apoio em Lisboa
Imagens dos confrontos
Confronto em Izmir
What is happennig in Istambul
música que parece ter se tornado no hino da manifestação
Occupy Turkey
Diren Gezi Parki
Stay Strong Turkey I'm with you arkadas