domingo, outubro 30, 2011

"O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos."
Albert Schweitzer (teólogo francês)

sábado, outubro 22, 2011

Conservar Portugal

Não vou estar aqui a falar muito sobre a Aidnature.org, mas é uma Organização Não Governamental criada em Lisboa, com o objectivo de proporcionar um desenvolvimento em completa harmonia com a Natureza, podem descobrir mais sobre esta ONG no seu site. O que quero aqui frisar é o facto de estarem a produzir uns documentários sobre a conservação das espécies em Portugal. Não sei quando estarão completos os documentários mas pelo que vi no trailer, que está aqui em baixo, vão ser de grande qualidade e com imagens fantásticas  recomendo.

segunda-feira, outubro 17, 2011

Mais um Dia Mundial

Desta vez comemora-se o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza e dos Sem Abrigo. Penso que será muito mais difícil acabar com o pobreza do que os sem abrigo, mas cada um de nós pode fazer algo para ajudar. Não sei porquê mas a classe média sempre ajuda mais que os ricos da classe alta, quem tem menos gosta mais de partilhar o pouco que tem, quem tem mais gosta de ter o seu dinheiro bem guardado a sete chaves. 
Deixo aqui um video que dá que pensar, espero que gostem, e vejam como as palavras têm o seu poder, mesmo parecendo que não.

sábado, outubro 15, 2011

"Portugal pode ser, se nós quisermos, uma grande e próspera nação."
António Oliveira Salazar (ditador português)

quarta-feira, outubro 12, 2011

7 mil milhões

Na altura em que o cristianismo surgiu a população mundial estimava-se que corresponderia a cerca de 300 milhões, as taxas de natalidade altas juntamente com as taxas de mortalidade elevadas, fez com que a população não crescesse muito, só passados 1600 anos é que a população duplicou para os 600 milhões.
Em 1750, estimava-se que habitassem no planeta 791 milhões de pessoas, 64% na Ásia, 21% na Europa e 13% em África, e só em 1802 alcançamos o primeiro mil milhões. O inicio da revolução agrícola e industrial fez com que não fosse preciso esperar mais 1600 anos para duplicar o número da população, em apenas 125 anos passamos a ser 2 mil milhões. Em 1961 éramos três mil milhões, passado 39 anos tínhamos novamente duplicado (seis mil milhões), estamos em pleno crescimento explosivo. A partir de 1960, mais ou menos a cada 12 anos aumentávamos mais um mil milhões. Antes do século XX nenhum ser humano tinha assistido à duplicação da população humana em vida, actualmente existem pessoas vivas que assistiram à sua triplicação.
Em 1900, nove em cada dez pessoas viviam no campo, actualmente, em vésperas de atingirmos o número recorde de sete mil milhões, passarão pela primeira vez a viver mais pessoas nas cidades do que no campo, a percentagem de seres humanos com um nível de vida aceitável será a mais elevada de sempre, o que não quer dizer que as desigualdades tenham desaparecido. Existe agora um amplo grupo de pessoas com rendimento médio, uma classe social que mal se notava há 50 anos.
Em 2000 a Organização das Nações Unidas estimou que a população mundial crescia a um ritmo de 1,2% por ano, o equivalente a 77 milhões de pessoas. Nesta altura a China é o país mais populoso do mundo, com 1.300 milhões de habitantes, mas devido às suas medidas anti-natalidade, o crescimento natural diminuiu, e em breve a Índia vai atingir os 1.600 milhões de habitantes, ultrapassando assim a população chinesa, que nos dias de hoje detêm o rosto típico de um ser humano. O ser humano típico actual, em termos estatísticos, é um chinês (China é o país mais populoso) do sexo masculino (existe em média 1,01 homem para cada mulher), de etnia han (maior grupo étnico), com 28 anos (maior grupo etário), quando a Índia ultrapassar a China, o rosto típico passará a ser de um indiano.
Até 2050 espera-se que a população atinja os 9 mil milhões, entre um intervalo de 8 milhões e 10.500 milhões, prevê-se que o crescimento demográfico explosivo acabe nessa altura, então a população ficará estável ou começará a diminuir aos poucos. O crescimento acelerado da população, embora seja a nível mundial, tem se concentrado nos países subdesenvolvidos, onde as taxas de natalidade continuam elevadas, e as taxas de mortalidade graças às ajudas dos países desenvolvidos têm diminuído.

À 12 anos nascia a pessoa numero 6 mil milhões, agora somos 7 mil milhões, é um numero que nem dá para se perceber muito bem.
O rosto dos 7 mil milhões.

quinta-feira, outubro 06, 2011

O Fado

À doze anos Portugal parou, tínhamos perdido a nossa Rainha do Fado, Amália de Piedade Rodrigues, faleceu com 79 anos em Lisboa, está sepultada no Panteão Nacional com outras personalidades portuguesas ilustres. Amália Rodrigues foi sem dúvida a mulher do Fado, levou a cultura portuguesa a diversos pontos do globo, como o Japão, França, Brasil, EUA, recebeu vários prémios, cantou centenas de músicas.
O Fado que vem do Latim fatum quer dizer destino, não se sabe bem onde teve origem, e apesar de mais antigo só no inicio do século XX se começou a ver o Fado de outra forma, e logo em meados do século começou a sua expansão mundial, em grande parte com a ajuda da Rainha do Fado.
Actualmente o Fado tem um novo fôlego, é cantado por diversos fadistas de renome, e foi lançada em 2010 a candidatura a Património Imaterial da UNESCO.

O video está com o texto em inglês, mas conta a história do Fado, as musicas de fundo são de Amália Rodrigues, a 1ª é "Barco Negro" a 2ª é "Uma Casa Portuguesa", acho que todos os portugueses conhecem bem estas duas musicas. Para mim um Português só é verdadeiramente tuga se gostar de ouvir fado.


PS: escrevi este texto ainda antes de saber da morte de Steve Jobs, um dos fundadores da empresa que mudou a vida de muitas pessoas, a Apple, que ainda ontem tinha anunciado uma nova versão do iPhone. Este dia que já estava manchado à doze anos pela morte da nossa Amália ficou ainda mais manchado com a morte deste Grande Senhor hoje, vitima de um cancro. 

quarta-feira, outubro 05, 2011

"A Portuguesa"

Há um ano a Republica Portuguesa fazia 100 anos eu dizia que ela precisava de um abanão e já levou até mais que um, o FMI e os amigos entraram cá dentro para nos ajudarem, estamos a sofrer agora as consequências de anos de má governação, de más politicas, descobriram um buraco na Madeira que vive numa ditadura à anos e vai continuar assim porque o Jardim não sai do poleiro. As coisas não estão fáceis para Portugal, muito menos para a União Europeia, hoje a Senhora da Europa (a Merkel) elogiou Portugal para mandar umas indirectas à Itália que viu o seu rating descer, de certeza que a Senhora acordou com os pés de fora, mas não se preocupem que amanha já deve estar tudo normal novamente e vai mandar mais umas quantas indirectas aqui para os tugas. Só me resta desejar Parabéns à Republica e que dure o tempo que tiver que durar, e despeço me com o Hino de Portugal "A Portuguesa"