quarta-feira, junho 01, 2011

vale a pena ler...

“Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e osvende para mais de meia centena de mercados.

E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.

E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).

Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática. 
Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.

Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que “bateu” em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis.

E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive – Portugal.

Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d’Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo. 
E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).

É este o País em que também vivemos.
É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.

Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.

Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos – e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.

Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?”

Nicolau Santos, Director-ajunto do Jornal Expresso
artigo também publicado na revista "Up" da TAP

Depois das trocas de cartas/vídeos entre PortugalFinlândia, encontrei este interessante artigo, eu já o tinha lido a algum tempo, muito antes de toda esta 'polémica' entre estes dois países membros da (des)União Europeia, decidi agora partilha lo aqui no blog, é um texto extenso mas espero que tenham tido a paciência para o ler porque fala se coisas bastante interessantes sobre o nosso País e que faz bem aos Portugueses tomarem conhecimento e acabarem com este pessimismo patriota.

16 comentários:

  1. De facto só falamos do lado negativo. Eu incluido uma vez quee só ontem (no meu estágio) me apercebi que existem muitas (e grandes!) empresas nacionais!

    Mas...só sabemos falar do FMI...

    ResponderEliminar
  2. Ao ler o texto apercebi-me não só do óbvio (o nosso país é fantástico) mas também da moral essencial deste artigo: só sabemos apontar defeitos sem nunca olharmos as qualidades. Vou pensar duas vezes antes de voltar a falar deste país À beira-mar plantado :D

    ResponderEliminar
  3. O texto enaltece a competencia e o potencial da capacidade e génio. O impacto económico não é relevante e é sem péssimismo idiota que nos situamos à beira da bancarrota

    Um país com 50% de défice alimentar
    Com frota pesqueira reduzida a 40% do que foi
    Uma Marinha Mercante quase desaparecida
    Com o sector agricola reduzido ao minimo
    Com a indústria incapaz de suportar os elevados custos de combustiveis e energia
    Com o comércio a rebentar pela dramática redução do poder de aquisição e pela concorrência das grandes superficies cujos preços baixos são à custa do valor pago aos fornecedores
    Com 25% do PIB em economia paralela
    Com 700 000 desempregados e com um indice de pobreza dos mais elevados da OCDE

    É a outra imagem do País... fantástico

    ResponderEliminar
  4. Vale de facto a pena ler
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  5. Diogo: é verdade, o nosso país é pequeno mas temos grandes coisas, é preciso mudar a nossa mentalidade, não é estarmos sempre a deitar por baixo o nosso país, não é assim que vamos fugir desta crise. abraço

    Rita: é um artigo espectacular, eu adorei lê-lo :) temos de melhorar a nossa auto estima, só assim é que conseguimos passar para fora que somos bons. beijo

    Rogério: tens razão, mas existem sempre duas faces, uma boa outra má, mas isso não acontece só em Portugal. O nosso problema é que só olhamos para o que está mal, nunca para os bons exemplos. abraço

    C Valente: espero que tenha gostado do blog, abraço

    ResponderEliminar
  6. Sim, isso é verdade!
    Mas como se pode fazer isso se um simples beijo homossexual leva a uma onda enorme de comentários?

    ResponderEliminar
  7. com o tempo isso vai mudar, como vai mudar outras coisas, até à uns anos não eram permitidos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o aborto também era proibido e agora já é legal.
    Não se muda a mentalidade de 10 milhões de pessoas de um dia para o outro leva os seus anos. Só com uma boa educação as pessoas começam a mudar, a olhar as coisas de outra forma, de uma forma menos preconceituosa.

    ResponderEliminar
  8. De facto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo já é possivel. No entanto, o povo português nem sequer teve direito a "votar".
    E ao não permitir que o povo vote é o mesmo que eu obrigar uma criança a não comer doces porque faz mal aos dentes. Não funciona.
    Embora na altura se tenha perdido muito tempo com isso uma vez que havia assuntos um pouco mais importantes...

    ResponderEliminar
  9. não podemos meter tudo a referendo, como fizemos com o aborto e a regionalização, não temos dinheiro para isso. Supostamente o que a Assembleia decide é a vontade do povo já que são eles os nossos representantes junto do Estado, somos nós que os mete-nos lá, e vai acontecer novamente no dia 5.
    O facto de passar a ser legal faz também que a mentalidade das pessoas se comece a conformar, e deixa de os tais comentários, mas lá está só o tempo muda isso, são precisos bastantes anos!

    ResponderEliminar
  10. sim, um dia a mentalidade dos portugueses muda em relação isso, noutro muda em relação a outras coisas.

    ResponderEliminar
  11. ah mas eu não estou a fazer por ordem!! lol

    ResponderEliminar
  12. Agora imagina o que seríamos se fossemos bem governados ou se esses génios também se ocupassem da governação. Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Curiosamente algumas destas "coisas boas" foram da autoria deste governo...

    ResponderEliminar
  14. Rafeiro: seriamos um grande país, pena que estes bons portugueses não querem tomar conta do país, e muitos preferem virar as costas à pátria.

    Pinguim: E ainda bem que foram, ao menos este governo não teve tudo mau. abraço

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses