segunda-feira, junho 06, 2011

Portugal vai mudar...

...ou então não, mas em relação a isto só daqui a quatro anos no final do mandato deste novo governo é que se pode dizer se Portugal mudou ou não, e se mudou para melhor ou pior.
Custou me ver a percentagem da abstenção (41,1%), dia 12 de Março eu e mais 300mil pessoas saímos à rua por todas as cidades em Portugal para lutar por uma mudança, a única mudança desde já é na cor do partido no poder, porque a abstenção não mudou, até piorou em relação às ultimas legislativas. 
Onde andaram essas pessoas que se manifestaram no dia 12 de Março e em outros tantos dias!? Onde é que está a Geração que se diz À Rasca!?
Eu estive lá no dia 12 de Março a descer a Avenida da Liberdade, demorei 2-3horas, hoje para ir votar, porque tenho o direito e o dever de me fazer ouvir e tentar eleger um governo melhor, fiz 8h enfiado em Comboios, percorri mais de 700km para exercer o meu dever. Senti me com dever cumprido, o meu voto pode não ter feito muita diferença, mas o voto dos 41,1% dos portugueses que hoje decidiram ficar em casa, esse sim podia ter feito uma grande mudança, a tal mudança pedida pelas várias manifestações/greves.
Basta, os governantes têm culpa pelo estado do país, mas os portugueses têm uma culpa ainda maior quando ficam em casa e nem se dão ao trabalho para ir votar, não venham fazer mais manifestações, mais greves, não prejudiquem mais o nosso Portugal. Se querem mudança façam por isso e vão votar. Estamos à rasca sim, mas por nossa culpa.
As nossas greves só prejudicam ainda mais o estado do país, não é assim que isto muda, vejam o caso da CP anda novamente em greves, isso sai caro à empresa, sai caro ao país porque não só afecta a CP como milhares de pessoas que usam regularmente os seus serviços para poderem ir trabalhar. Outro exemplo, o caso da greve de 15 dias na TAP, a Ryanair decidiu mandar 15 rosas ao sindicato para agradecer o lucro que vão ter nesses dias. Ah pois é, a desgraça de uns é o lucro de outros.
Estou farto de ver greves e manifestações, pessoas a falar mal dos políticos e depois chega-se às eleições tem se uma abstenção recorde. Não sou contra greves/manifestações, mas porra (e desculpem a expressão) saiam à rua e votem, façam algo de útil, porque votar é algo útil, é o vosso direito e também dever, lutem pela mudança.
Se querem sair da Geração à Rasca façam no por cima, parem de ser pessimistas, parem de só gritar contra, parem de se queixar contra medidas que têm que ser OBRIGATORIAMENTE aplicadas. Isto vai doer, e vai doer bem, não é só a mim, é a todos, ricos e pobres, burros ou espertos, ninguém lhes escapa, não lhe podem escapar, é preciso sofrer durante uns anos, e sofrer bem, mas daqui a uns anos estaremos melhor se o quisermos, basta querermos sair desta crise, e vamos conseguir, é preciso trabalhar, aumentar a produtividade, ser competitivo é assim que se ganha esta guerra. Nós somos um país tão pequeno, mas quando queremos sabemos sempre dar a volta por cima, é disso que estamos a precisar, vamos deixar o nosso triste fado de lado, e viver uma melodia mais alegre (uso fado no sentido de destino).

Depois de escrever o post encontrei este video interessante sobre isto mesmo.

13 comentários:

  1. 8h enfiado numa lata, chegar a casa e ver aquele numero na abstenção deu nisto!!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente com o que dizes sobre a abstenção.
    Concordo inteiramente com o que dizes sobre as greves.
    Não concordo contigo, que daqui a 4 anos iremos julgar este governo de mudança...para pior (penso eu). Eles nem a legislatura vão cumprir.

    ResponderEliminar
  3. Senão cumprirem os 4 anos, então desculpa, mas eu vou embora!
    Porque isto não vai ficar nada bonito, já antes do Sócrates sair eu disse aqui no blog, vem aí o FMI caso ele se vá embora, se Passos não acabar a legislatura, temos cá pela quarta vez o FMI e o resto da malta!!!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Fábio pelas tuas palavras aqui tão bem plasmadas!!!
    Concordo plenamente ctgo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, abraço

    Entretanto encontrei um video interessante no you tube sobre isto mesmo e decidi adiciona-lo ao post.

    ResponderEliminar
  6. Eu só enfim para as pessoas que não vão votar :S

    ResponderEliminar
  7. Coloca interrogações inquietantes. Tenho opinião sobre umas, partilho as dúvidas noutras... Mas quero-lhe fazer uma pergunta se as medidas são, como diz, OBRIGATÒRIAS e já decididas, votar alterará assim tanto as nossas vidas?

    Acha que são mesmo obrigatórias? Aquelas, as impostas?

    Pense! Nem espero suas respostas. Elas virão com o tempo...
    (hoje mesmo a Alemanha já admitiu a impossibilidade de a Grécia gerar recursos para poder pagar as sua "MEDIDAS OBRIGATÒRIAS" e já defendeu a suspensão de pagamento POR SETE ANOS!
    Precisávamos de qq coisa parecida, não?

    Pense. A mudança esta mais no pensar do que no votar... Pois quem o faz por arrastamento só faz perder é tempo (e a vida, nesse momento)

    ResponderEliminar
  8. Muito bom teu texto Paulo.
    Gostei dele inteiro e fiquei admirada mesmo de tudo que gritastes aqui.
    Parabéns!

    Beijinho.
    Fernanda

    ResponderEliminar
  9. Rita: depois reclamam que o país está como está :S
    beijo

    Rogério: As medidas da troika são obrigatórias se quisermos receber o dinheiro deles, não aplica-las pode ter consequências graves, como entrarmos em banca rota, ainda hoje li um artigo que nos coloca em terceiro lugar em possível entrada de banca rota, mas existem outras medidas que podem ser aplicadas em acréscimo ou simplesmente não aplicar, e é isso que nós podíamos decidir no passado domingo.
    Eu gosto sempre de responder aos comentários.
    O que se aplicou na Grécia foi um erro, e espero sinceramente que não aconteça isso com a Irlanda muito menos connosco portugueses, mas isso também depende não só das medidas obrigatórias, mas também de como cada um de nós está a fazer para ultrapassar esta situação, e lá está não adianta protestar quando estamos mal, só piora as coisas, os gregos fartaram-se de fazer greves gerais e ainda as fazem, e estão na situação em que estão, à beira da banca rota.
    O que os portugueses precisam é de acabar com este pessimismo, nem tudo nos corre mal, bem também não estamos, mas se pensamos negativos não sairemos desta crise, é preciso levantar a cabeça e lutar contra a crise.
    abraço

    Aleatoriamente: obrigado, isto foi o que deu passar 8horas num comboio e chegar a casa e deparar me com aqueles números da abstenção, não estava nada à espera, os portugueses precisam de um puxão de orelha xD
    BEijo

    ResponderEliminar
  10. Assusta-me saber que 41% (pronto, 39% descontando os mortos existentes nos cadernos eleitorais) da população está a borrifar-se para a situação do país. Mas depois na volta serão os que mais protestarão quando as coisas derem para o torto.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  11. é isso mesmo que eu também penso, os portugueses reclamam e reclamam, mas na hora de ir votar ficam em casa à espera que exista uma mudança que lhes convenha. abraço

    ResponderEliminar
  12. concordo com o que acaabei de ler...

    é pena Portugal estar nesta situaçao

    ResponderEliminar
  13. muita pena, e agora com isto das agências de rating vai nos deitar ainda mais abaixo se não acabarem com elas. Estamos no meio de uma Guerra entre o Dólar e o Euro.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses