domingo, novembro 25, 2007

DESAFIO

Fui desafiado pelo Rui para fazer um post em que teria de falar de três filmes relacionados com um tema há minha escolha.

O tema que escolhi foi: Lutar pela sobrevivência!

Aqui vão os filmes que seleccionei…


.: The Ring

Rachel Keller é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte da sua sobrinha. Tudo indica que a morte dela está relacionada com uma misteriosa cassete de vídeo, que dizem ser amaldiçoada, pois, no final do filme, o telefone toca e uma misteriosa voz anuncia que quem a assistiu morrerá em sete dias. A repórter assiste à tal cassete, e recebe a chamada, e o que antes parecia ser apenas uma lenda urbana para assustar, acaba por se tornar um terror real e ela tem apenas sete dias para descobrir de onde veio o filme, quem o produziu e porque as pessoas que a assistem morrem.

__________________________________________________________

.: Dias de Destruição

Uma equipa de cientistas concebe uma arrojada experiência para investigar um asteróide, apesar dos avisos do Dr. Nathan. Os seus esforços têm uma terrível consequência quando este é enviado a alta velocidade pelo espaço, na direcção da Terra. Quando o asteróide apenas atinge as margens da atmosfera do nosso planeta, um potencial desastre parece ter sido evitado mas, o Dr. Nathan apercebe-se de uma situação bem para lá dos seus piores pesadelos: a Terra foi mudada da sua órbita e está a dirigir-se para cada vez mais perto do Sol. A vida na Terra começa a piorar drasticamente. As temperaturas aumentam. A água torna-se um bem tão precioso que vale a pena matar por ela. As faltas de luz deixam as cidades num caos. Um agente da polícia de Los Angeles, Tom Brackett tenta manter a ordem na cidade, mas a sua namorada, uma repórter de televisão, descobre a verdade pelo irmão, o Dr. Nathan. Quando a opinião pública percebe para onde se dirige a humanidade, uma sociedade já desesperada mergulha na mais completa e violenta anarquia.

_________________________________________________________

.: Babel

Um trágico incidente em Marrocos desencadeia uma série de acontecimentos que vão ligar 4 grupos de pessoas que, separadas por diferenças culturais e vastas distâncias, vão descobrir um destino partilhado.

Num deserto, no sul do Marrocos, Yussef dispara sobre um autocarro, Susan, que viajava ao lado de Richard, é atingida por um tiro. Ela recebe tratamento rudimentar numa vila perto, o suficiente para estabilizar sua condição. Os outros turistas esperam algum tempo, mas eles acabam por querer ir embora, temendo o calor e mais ataques dos supostamente violentos nativos. O casal fica sozinho na vila esperando por um transporte para o hospital. A polícia marroquina encurrala Yussef, que entretanto fugiu com o pai e irmão com o rifle. A polícia atirou e acabou por ferir fatalmente o irmão de Yussef pelas costas, acabando por se render e confessar todos os crimes, implorando clemência para sua família e assistência médica para seu irmão. Cheiko Wataya, uma rebelde e surda adolescente japonesa que se recusa a falar, exibe um comportamento sexualmente provocativo a um detective que investiga o seu pai, que durante uma viagem ao Marrocos deu o seu rifle, como um presente a Hassan, que no começo do filme o vende ao pai de Yussef. Na América, a babá mexicana de Richard e Susan, Amélia, devido ao incidente em Marrocos, é forçada a cuidar das crianças por mais tempo do que o previsto. Incapaz de arranjar outra pessoa para cuidar das crianças, ela decide levá-las para o casamento do seu filho. À noite, Amélia decide voltar aos Estados Unidos com Santiago. Alcoolizado, ele ultrapassa a fronteira e abandona Amélia e as crianças no deserto, tentando escapar dos policias. Apercebendo se que todos morrerão se ela não conseguir ajuda, Amélia deixa as crianças para trás tentando encontrar alguém. Acaba por encontrar um oficial de fronteira dos Estados Unidos, que a prende, é levada a uma delegacia de fronteira onde é informada que as crianças foram encontradas e que o pai, Richard concordou em não abrir processo, mas irá ser deportada por estar ilegal.

__________________________________________________________

Depois de apresentados os filmes…o tema.
O que acontece nestes filmes, acontece em muitos mais. Estes foram os meus favoritos.
As personagens principais destes filmes lutam para se manterem vivos. A sua sobrevivência está a ameaçada por alguma coisa. O último é o que mostra mais realismo, podemos estar muito bem a viajar (ou até mesmo na nossa casa) e levar-nos com um tiro ou vermo-nos perdidos no campo tentando procurar um caminho de saída!
Na vida real, quantas histórias se ouvem sobre sobrevivência?!? Ouve se falar de sobreviventes de tsunamis, de assaltos, de atentados, de furacões, etc…
Quantos de nós já pensaram que a nossa sobrevivência passa por coisas simples, como por exemplo, o comer e o beber?!?

Fica aberta a questão, assim como os comentários.



Agora o desafio continua para:

.: Julie :.

.: Carlos :.

.: Gija :.

3 comentários:

  1. bueno no entendi mucho acerca del desafio no se si quieres que te ayudemos a escoger la pelicula o no se
    mandame las instrucciones y con mucho gusto te ayudo

    ResponderEliminar
  2. Muito bem focado este tema sobre a sobrevivência!

    Bem exemplificado pelos filmes, que apesar de géneros tão afastados e distintos, resumem que seja qual for a situação é o nosso instinto que nos guia e nos mantém vivos o mais possível.
    Não vi (penso eu) o "Dias de Destruição" mas os outros dois são merecedores do destaque e enquadram-se no espirito do tema muito bem.

    Safaste-te do desafio com distinção.
    Parabéns!

    Consulta:
    http://armpauloferreira.blogspot.com/2007/10/transposio-da-bd-para-cinema.html

    ResponderEliminar
  3. Mais um blogger que aderiu com um estilo mais europeu.
    Vale a pena dar lá uma saltada e deixarem-lhe um comentáriozinho, amigos:
    http://aqueima-roupa.blogspot.com/2007/12/repto-cinematogrfico.html

    E este já veio a reboque de outro que convidei:
    Viagra e Prozac.

    Na verdade saiu-se muito bem, de forma muito original e com uma argumentação de se tirar o chapéu...

    Vejam e comentam no proprio post do "H":
    http://ireflexoes.blogspot.com/2007/11/o-repto-do-cinema.html

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses