quarta-feira, março 31, 2010

Portugal

Vivo num país com 867 anos de história (Estado-Nação mais antigo da Europa), por onde antes passaram dezenas de povos (desde Celtas a Lusitanos, passando pelos Romanos e por Mouros), sempre com os espanhóis à espreita (estivemos nas mãos deles durante 60anos), os franceses também cá entraram por três vezes (obrigaram os nossos reis a partir para o Brasil) e os ingleses deram nos ordens (Ultimato Inglês), tivemos dos maiores Impérios Coloniais (com colónias pelos cinco continentes), tivemos reis visionários e loucos (D. Dinis e D. Maria I), homens poetas (Luís Vaz De Camões - "Os Lusíadas"), uma das melhores histórias de amor (D. Pedro e D. Inês), temos uma cultura única (Fado, Língua Portuguesa) e um património a perder de vista (Monumentos, Parques Naturais).

Vivo num país com 100 anos de Republica (na sua grande parte desastrosa), por onde passam povos de todos os lados e por cá ficam (desde chineses a ucranianos, passando por brasileiros e por africanos), os espanhóis estão cá dentro e não querem sair (quando falam de Portugal referem-se a uma província deles), recebemos ordens da UE (não as cumprimos pagamos multas), esperamos ter uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas (se a ONU nos aprovar a proposta), tivemos ditadores loucos, mas que colocaram isto com alguma ordem (António Oliveira Salazar), temos ministros corruptos e com licenciaturas acabadas ao domingo (não pronuncio nomes, porque a lista de corruptos é comprida), temos prémios Nobel da Literatura sem papas na língua (José Saramago), temos histórias de recordes (alguns bons, a maioria maus), uma cultura a ser destruída (Novo acordo ortográfico) e um património que se perde nas recordações (Monumentos deixados ao abandono, Parques Naturais maltratados e queimados).

Agora se me perguntassem se poderia viver noutro país senão em Portugal, eu repondo que não, não podia!

Nos nossos pequenos 92mil km2 temos, apesar de maltratados, praia, neve, montanha, planície, rio, mar, ilhas, e temos, apesar de abandonados e esquecidos, um enorme património arquitectónico e cultural, e temos, apesar dos actuais políticos, grandes personalidades da nossa história passada.

Num país tão pequeno como o nosso temos de tudo, só não temos direito a ser ouvidos lá fora, temos de adoptar o nosso português (o de Portugal) ao português brasileiro só para a nossa língua poder ser aceite como uma das línguas oficiais da ONU. Só pedia para Portugal, que o resto do mundo nos olhasse como um país de grandes feitos e com uma grandiosa história, não como um mundo de Terceiro Mundo. E nós não somos espanhóis, nem pretendo ser.

Mas isto não é possível (e este ultimo paragrafo é para os tugas) enquanto houver portugueses que falem mal de Portugal cá dentro e lá fora, que tratem mal o nosso património, que não respeitem os outros. Temos um país fantástico, não encontram uma vida melhor que a nossa em muitos outros países aí pelo mundo. Eu também estou descontente com o Portugal actual, mas não vamos estragar aquilo que demorou séculos a ser feito só porque temos políticos que passam mais tempo ligados a escândalos do que propriamente a trabalhar para Portugal. Vamos lá mudar o nosso pensamento! Nós somos os grandes Embaixadores de Portugal, por isso não vamos maltrata-lo. Temos 867 anos de história, património e cultura a preservar.

Nasci tuga, sou tuga, e morrerei tuga! Eu tenho orgulho de ser tuga!

Depois da seca do texto, deixo aqui vídeos que mostram zonas de Portugal para ficarem a conhecer melhor o país de que falei, para os tugas espero que os vídeos sirvam para verificarem o magnífico país em que nascemos, e que por vezes nos esquecemos!

(este tem uma pequena introdução em português e espanhol)

(este é em inglês, mesmo quem tenha poucos conhecimentos em inglês consegue perceber a maior parte)

"Quando pensas que já viste tudo, Portugal tem sempre mais algo para oferecer"
"Portugal é isto e muito mais"

Visita e conhece mais do meu/nosso país

sexta-feira, março 26, 2010

Hora do Planeta

Amanha das 20:30 'as 21:30 desliga as luzes lá de casa que não sejam essenciais. Ajuda o Planeta Terra, ele agradece!

Mais info

quarta-feira, março 17, 2010

A minha ultima viagem a Genebra (19-23 Fev.)

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados

Museu da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

Palácio das Nações Unidas

os famosos Tram

sei que sou um sentimentalista, sei que talvez sofro mais por isso, sei também que talvez seja a razão pela qual continuo sozinho, sei que espero aquilo que talvez não venha a receber, mas sei que mesmo não estando completo sou feliz, tenho amigos, e enquanto eles existirem serei feliz assim

(isto tudo porque hoje no msn da turma falou se de muitas coisas, e uma delas foi de sentimentos)