quarta-feira, outubro 03, 2012

Catalunha, a menina rebelde de Espanha

No passado dia 11 de Setembro, enquanto escrevia mais um post "o 11 de Setembro português", os "nuestros hermanos" espanhóis estavam assistir a uma das maiores manifestações pela independência da Catalunha. Espanha tem um grande problema já desde o inicio da sua história. A Espanha actual tal como conhecemos hoje tem apenas uns 400-500 anos, e teve origem na unificação dos vários reinos existentes na Península Ibérica. Esta unificação nunca foi muito bem aceite, sendo que a Catalunha e o País Basco são as regiões que mais se opõem a esta situação. O País Basco tinha o grupo terrorista ETA, e agora que o grupo acalmou, a Catalunha volta em força, como se pode ver na manifestação no passado mês, há fontes que apontam para dois milhões de pessoas nas ruas de Barcelona. 
O Barça apresentou também um equipamento novo com as cores da Catalunha, amarelo e vermelho, sendo que o Barça é um dos principais clubes espanhóis e também mundiais, isto veio dar mais visão à independência da Catalunha.
Recentemente o Presidente do Governo Regional veio falar da realização de um referendo com vista a comprovar que o povo catalão quer mesmo ser um País separado de Espanha. Obviamente Madrid já veio dizer que tal referendo será considerado inconstitucional  mas não estou a ver os catalães a dar ouvidos ao governo central de Madrid, acho mesmo que este referendo vai mesmo para a frente daqui a uns anos.
Caso a independência da Catalunha se venha mesmo a realizar num futuro próximo, não será bom para os países europeus. A Europa que sempre defendeu a autodeterminação dos povos aquando a independência das colónias africanas, vai ter sérios problemas, porque logo após a independência da Catalunha, o País Basco vai querer a sua também. O País Basco reclama também uma parte do território situado na França. Galiza também vai pedir certamente a sua independência ou então irá pedir para ser anexado por nós, já que eles nos adoram mais a nós que propriamente aos espanhóis. Estes são apenas mais dois casos que poderão existir logo após a independência da Catalunha, mas a Bélgica e Itália também terão problemas, porque também estes dois países têm diferentes nações no seu território. A Escócia é também já um problema no Reino Unido, aqui à uns tempos já pediu também para ser realizado um referendo sobre a sua independência.
Uma das soluções que vejo possível para estes casos de auto determinação europeus será mesmo a evolução da União Europeia para uma Federação Europeia, uma Federação não de países, mas de nações, onde a Nação Portuguesa teria a mesma representatividade que a Nação Catalã, onde os Bascos da Espanha teriam os mesmos direitos e deveres que os Flamengos da Bélgica. Não concordo com mais perdas de autonomia da Soberania Portuguesa, mas mais vale uma Europa unida e feliz que uma Europa desunida e em guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita, e espero que possas voltar numa próxima oportunidade, nem que seja para veres a resposta ao teu comentário :D abraços e beijos

Thanks for visiting and I hope you can come back at the next opportunity, if only to see the answer to your comment :D hugs and kisses