segunda-feira, março 28, 2011

Anexo não

Prefeito disparate, é aquilo que digo sobre a noticia do "Financial Times", não tenho nada contra o Brasil, e sim realmente está a crescer a olhos vistos, faz parte dos BRIC, mas daí a Portugal ser anexado pelo Brasil tenham paciência, somos um Estado Soberano, vá Semi Soberano, porque deste que existem Organizações Internacionais todos os Estados deixaram de ser Soberanos, mas sou contra qualquer tipo de tentativa de anexação por outro país, também sou contra a tão falada União Ibérica, somos um país com quase 900 anos, um dos mais antigos, temos imensa história, já nos chega estarmos a receber ordens da União Europeia ou pior da Merkel, e em vias de o FMI vir cá meter o dedo. Não é por nos juntarmos a outro país que vamos mudar, isso não basta.

ChegaPortugal tem de ser visto de outra maneira, não somos um país qualquer, fomos nós que demos muito pela Europa, muito pelo Cristianismo, talvez seja esse o problema, demos sempre de mais e nunca ficamos com nada. Enfim, tenho pena que Portugal não tenha o respeito que deveria ter, não somos bons pois não, mas também não existe nenhum país bom. Está na altura da mudança, este país precisa de andar para a frente, precisa de mudar para melhor, precisa de ser respeitado, mas para isso é preciso que o Povo Português se comece a orgulhar pelo país que tem.

segunda-feira, março 21, 2011

Hora do Planeta (Earth Hour 2011)

Mais um ano milhares de pessoas unem-se, incluindo várias cidades pelo mundo inteiro, e apagam as luzes durante uma hora, o ano passado participei e desliguei tudo durante uma hora. Muita energia consegue-se poupar, e não custa nada participar.
Façam isso nas vossas casas no dia 26 de Março (20:30 até 21:30), e se quiserem prolonguem esse tempo, em vez de ficarem a ver TV até às tantas vão dormir, descansar da longa semana de trabalho, ou então também podem tentar saber se no local onde se encontram vão apagar luzes de algum monumento/local e assistir a esse momento (neste link estão as cidades portuguesas que vão participar no próximo sábado). 


O Planeta Terra de certeza que agradece

quarta-feira, março 16, 2011

+ à Rasca

"Uma crise politica agora só vai afundar ainda mais o país, precisamos de estabilidade. Os Partidos precisam de se deixar de guerras, e unir-se para levantar PORTUGAL da crise. Todos ficam a ganhar, incluindo nós portugueses. As manifestações são boas, e eu participei na do dia 12, mas se forem parte da solução, não parte do problema. A situação de PORTUGAL é grave, os mercados estão em cima de nós, à espera que o governo caia ou que não se chegue a uma solução com o resto dos partidos, para depois chamarem o FMI e nos caírem em cima e darem cabe de nós. Já estamos com uma crise financeira e social, não precisamos de uma crise politica.
Vejo já que se estão a multiplicar as pequenas manifestações por todo o lado, mas será que precisamos mesmo de mostrar a PORTUGAL constantemente a nossa frustração, não creio que as próximas, por serem tantas e tão juntas, tenham tanta aderência como a do passado sábado, penso que seja preciso repensa-las, e mostrar a nossa frustração de uma maneira grande e visível, para ver se o Governo e Partidos se começam a entender, e levantam PORTUGAL desta maldita crise. Não são as pequenas manifestações que têm voz, só uma grande manifestação se faz ouvir e faz impacto nos partidos, e assim pode ser que mudem este sistema dos interesses partidários para os interesses portugueses.
Não podemos pedir a saída do Governo, temos de pedir um entendimento de partidos, pedir uma direcção para um PORTUGAL sem rumo, pedir esforços a todos não só a alguns, pedir mais justiça. Temos de saber ultrapassar isto, acima de tudo, pacificamente como já o fizemos antes ao longo da nossa história, uma saída do Sócrates agora seria o mesmo que a entrada instantânea do FMI, o que só nos iria piorar a credibilidade do país lá fora. Já estamos mal vistos o suficiente, com pouco poder internacionalmente, só íamos ficar pior, muito pior. 
Não é o Governo ou o Sócrates que tem a culpa, é o Sistema Politico Português, é contra este sistema que temos que nos manifestar e lutar. Sinceramente eu prefiro o Sócrates ao FMI, mas se calhar serei só eu a pensar assim. As soluções não são fáceis, mas uma saída do Sócrates agora não é solução, é sim um problema, um grande problema. Nas próximas legislativas saiam à rua como no dia 12, mas para VOTAR, e aí podem deitar o Sócrates abaixo de uma maneira pacifica, e sem prejudicar ainda mais a reputação internacional de PORTUGAL e a nossa/vossa reputação, portugueses. PORTUGAL <3"

Esta é a minha opinião sobre a situação actual do país, que a exprimi num dos vários grupos criados no facebook por causa desta "Geração à Rasca",  e achei também por bem coloca-la aqui visto que ultimamente tenho publicado varias coisas sobre esta geração e a manifestação do passado dia 12, este é mais um post dedicado a isto, e acho que não irá ficar por aqui certamente.
Deixo-vos agora um video de uma entrevista anterior à manifestação da "Geração à Rasca" que descobri ainda agora.

domingo, março 13, 2011

1 em 200mil

Eu fui apenas um dos 200mil participantes da manifestação de hoje em Lisboa, e um dos 300mil se contarmos com as restantes manifestações da Geração à Rasca pelo país fora. Várias personalidades diziam que ia ser um fracasso, pessoalmente eu nunca pensei que fosse um fracasso, mas 200mil pessoas, era de longe o numero que tinha pensado. No final da manifestação, o grupo com quem estava, tentamos adivinhar o numero de pessoas, o meu palpite foi 100mil, não errei por muito, só me faltou metade das pessoas. Realmente não tinha noção das pessoas que estavam na Avenida da Liberdade, sabia que estava totalmente cheia, do Marquês à Praça dos Restauradores demoramos duas horas. 
Espero que o Governo abra os olhos, mas não é só o Governo que precisa, os Partidos Políticos, até mesmo os Portugueses, não fiquem parados, participem na vida politica, ajudem o país, tenham ideias, criem emprego, não se conformem com o que vos parece fácil, lutem por uma sociedade melhor, e acima de tudo votem, o voto é o nosso poder, com ele podemos exprimir a nossa frustração em relação aos governantes, com ele podemos mudar, não podem deixar de votar, se o fazem continua tudo na mesma, é preciso ir votar cada vez que nos chamam.
Estamos na era das redes sociais, esta foi mais uma manifestação criada e organizada no Facebook, e mais uma com grande sucesso, não sei o que amanha, ou já hoje, se vai dizer, estou particularmente curioso para os comentários do Presidente da Republica e do Primeiro Ministro (se é que irão existir), bem como outras personalidades que criticaram este movimento.

Só espero que Portugal deixe de ser parvo ou esperto
e esta Geração À Rasca veja dias melhores.

PS: o video foi adicionado depois de ter feito o post, os Deolinda não tiveram na manifestação, porque estiveram na nossa vizinha e amiga Galiza, a dar este concerto.

quinta-feira, março 10, 2011

Guerra de Erasmus

Erasmus, claro que vou fazer, sempre foi o meu sonho, entrar para a universidade e passar pelo menos um semestre fora do país, conhecer novas culturas, novos ambientes, fazer novas amizades, mas heis chegada a hora da decisão, e tudo se complica.

Para a primeira e segunda opção:
ISTAMBUL (Turquia) vs VILNIUS (Lituânia)

Para a terceira e quarta opção:
FLORENÇA (Itália) vs LUBLIN (Polónia)

Mais difícil seria se não soubesse mesmo para onde ir, mas isto de decidir a ordem por qual se colocar tem muito que se lhe diga, se conhecerem as cidades ou tenham ouvido falar bem ou mal, dêem me algumas dicas. Obrigado.

segunda-feira, março 07, 2011

Ser ou não esperto!?

No outro dia apresentei-vos o video dos Deolinda, hoje decidi mostrar esta nova versão da musica, que mais se tem ouvido, ou pelo menos falado em Portugal. Esta versão é cantada pelos Homens da Luta, que no passado Sábado ganharam o Festival RTP da Canção 2011 (com a musica que aparece no fim do post), e vão representar Portugal na Eurovisão 2011. Houve muita gente que não gostou desta vitória, isso notou-se logo no Teatro Camões, quando a maior parte da plateia se levantou e começou a sair. Eu particularmente gostei que eles ganhassem, podem não ser os maiores cantores, mas que têm garra e cantam pelo povo isso não lhes pode ser negado, além que o resto dos participantes do Festival ou desafinavam, ou nem sequer cantavam, para mim os Homens da Luta foi sem duvida o mais divertido e apelativo. Espero que consigam um bom lugar na Eurovisão (o que eu duvido, não por eles, mas pelos fracos resultados de Portugal nas outras edições).
Continuo a dizer que este país precisa de mudar, mudar mentalidades dos portugueses, mudar de politicas, mudar a maneira de ver o Estado. O Estado não serve para nos ajudar, nós é que temos que o ajudar, só com ideias, criatividade e acção é que isto muda, precisamos de produzir mais, já nem falo melhor, porque os nossos produtos já são, na maior parte bons. Portugal precisa de mudar a maneira de como os outros países olham para nós, já fomos grandes, e agora o que somos!? Somos pequenos, mas com muito para oferecer, é preciso puxar pela cabeça, dar a volta a esta crise não só económica como social. 
Em 2006 fez-se um projecto com objectivo de mudar o Nome e a Bandeira de Portugal, e concordo com isso, não nos podemos prender às tradições aos costumes, é preciso mostrar que inovamos e bem. Podemos não mudar mesmo o nome de Portugal, mas podemos adoptar um sufixo "Europe's West Coast", em vez de aparecer "Made in Portugal" acho que um "Made in Europe's West Coast" teria maior impacto. E a bandeira que criaram, é mais bonita e moderna, já mudamos tantas vezes de bandeiras, porque não mais uma!? (Peço que leiam o projecto apresentado em http://www.scribd.com/doc/922810/20071126173942)
Ainda em relação ao titulo da canção "Que esperto que eu sou", realmente há muita gente esperta neste país, e recentemente tem sido criada uma polémica com a "Geração à Rasca" e com o jornal Destak, que no meu ver é mais um jornal esperto, que usa a polémica para aumentar as audiências, nem que seja apenas do seu site. Esta eleição dos Homens da Luta também promete dar muito que falar nas próximas semanas.  Dia 12 lá estarei na manifestação em Lisboa, onde por sinal os Homens da Luta também andarão.

sexta-feira, março 04, 2011

Ser ou não parvo!?


Esta  música, e peço que escutem a letra da musica com atenção, foi tocada pela primeira vez no Coliseu de Lisboa e depois no Coliseu do Porto (ou vice-versa) este ano, é do grupo Deolinda (para quem não vive em Portugal e não tem contacto com a musica/cultura portuguesa é um grupo recente que canta Fado de forma, diria eu, diferente do Fado Tradicional cantado pela famosa Amália, mas que não deixa de ser Fado, e eu particularmente gosto bastante do grupo)
Agora vamos ao ponto pelo qual decidi escrever este post, e tornar esta musica ainda mais falada, pois é, esta música desde que foi tocada/cantada pela primeira vez teve um enorme sucesso, os Deolinda já disseram que não esperavam que tivesse o sucesso que tem. Este sucesso deve-se particularmente ao facto de a letra da musica tratar de coisas que afectam a Sociedade Portuguesa na actualidade, "geração sem remuneração"; "é uma sorte eu poder estagiar"; "para ser escravo é preciso estudar"; "geração casinha dos pais"; "geração vou queixar me pra quê?", fomos, e eu digo fomos, nós os jovens licenciados ou não, apelidados de Geração à Rasca, e esta musica é considerada o Nosso Hino.

Já escrevi diversas vezes sobre Portugal, e esta vai ser mais uma vez, sem duvida Portugal é um país bonito, cheio de tradições/monumentos, por vezes esquecidos, somos pequenos, mas mesmo assim temos de tudo um pouco. E como temos um pouco de tudo, calhou nos talvez um pouco grande no que diz respeito a políticos (os partidos políticos deviam de se preocupar em apresentar ideias construtivas e deixar de andar em guerras de politiquice), corrupção (mais que muita daquela que já se sabe), injustiças (digo antes falta de justiça, ou demasiadas leis sobrepostas). Este Hino da Geração à Rasca tem originado diversos movimentos sociais, muitos deles aparecem pelo Facebook, como a manifestação do dia 12 de Março marcada em diversas cidades portuguesas de norte a sul e ilhas, parece que fez acordar os jovens que estavam um pouco adormecidos, falo também por mim, não é que não se apercebessem dos factos, mas nada fizeram para mudar isso, dia 12 parece que isso vai mudar, nós jovens vamos nos fazer ouvir.
Há meses que digo que este país precisa de um abanão, daqueles bem fortes, precisamos de encontrar um novo rumo, os Políticos portugueses (e atenção não critico só o governo) falam, falam e falam, mas na hora H não fazem nada, são iguais aos outros, os partidos precisam de ser renovados, precisam de novas ideias, para isso é preciso que os jovens se envolvam mais na politica, a mudança dos partidos tem que partir de dentro, só mentes novas podem trazer mudança. Há muitas vozes contra o governo, não gosto muito do Sócrates é verdade, mas também lhe reconheço um certo mérito em certas reformas/medidas, será que o Passos Coelho faria melhor!? A minha resposta é NÃO, o País está mal, muito mal, isto não vai ao sitio de um momento para o outro, é preciso tempo, mas é falta de tempo/paciência que os portugueses mais sofrem. 
Nós, Portugueses, temos de nos ajudar também, o Estado não existe para nos dar dinheiro, nos sustentar, tanto que não existe para isso que estamos no estado em que estamos, à beira da banca rota. Há muitas pessoas a viver às custas do Estado, muitas delas até estrangeiras, estas pessoas que recebem do dinheiro dos contribuintes deviam fazer algo de útil para a sociedade, porque esta não é só uma crise económica, é também uma crise social. Os Portugueses precisam de ser mais activos, deixar de se conformar com aquilo que lhe aparece à frente, mas há medidas que precisam mesmo de ser tomadas, não vale a pena fazer greve (e eu não sou contra greves).

Faço parte desta Geração à Rasca sei que o mais provável é que quando acabar o curso daqui a um ano e meio o país esteja na mesma situação, e eu vá parar ao desemprego, mas quando chegar a essa altura caso isso aconteça não vou ficar de braços cruzados, irei tentar um negócio, ou talvez prosseguir para mestrado. Temos de abrir os olhos, até em tempo de crise podem aparecer grandes oportunidades, não podemos parar, temos de continuar a remar contra a maré, melhores dias virão. Dia 12 lá estarei na Avenida da Liberdade, para rumar ao Largo Camões.

terça-feira, março 01, 2011

Sugestões para o Fim de Semana que passou...

... e para o próximo que aí vem (5 e 6 de Março).
No passado fim de semana, mais concretamente às 17horas de Sexta-feira, teve inicio mais uma edição da Feira do Fumeiro, Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira, no Pavilhão Multiusos da Cidade e Aldeia Histórica de Trancoso. Já lá vão sete edições de grande sucesso, e esta que é a oitava edição não merece ficar atrás e nem o irá ficar. Convido os a todos, se poderem a visitar a Feira, bem como a os monumentos da cidade, que mesmo sem museus tem muito para se ver. Fica aqui um video para aqueles que não possam ir ficarem com apetite de visitarem numa próxima oportunidade.
PS: não pretendo com este post roubar a rubrica do Bruno Nogueira, na TSF, pois quase todas as Segundas-feiras ele dá dicas para o fim de semana que passou (ou pelo menos houve um tempo que ele dava essas dicas).